
IBEF_Posse_Marcos Ebert e Gustavo Reis_/Crédito Lázara Paes Leme
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Campinas Interior Paulista – inicia as celebrações de seus 40 anos de fundação com uma programação especial ao longo de 2025.
Como parte da celebração, nesta quinta-feira, 10 de abril, houve a cerimônia de posse da nova diretoria para o biênio 2025/2027, realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas. O novo presidente é Marcos Ebert, sócio-proprietário da Fórmula & Cia, e a 1ª vice-presidente é Élica Martins, sócia da Grant Thornton Auditores. O evento contou com a presença de Gustavo Reis, ex-prefeito de Jaguariúna -presidente da Frente Nacional de Desenvolvimenrto da RMC e também de Aurílio Caiado, secretário municipal de Finanças de Campinas.
Durante a cerimônia de posse, foi apresentado o resultado da Sondagem Econômica 2025, pesquisa realizada com 180 executivos da região de Campinas, incluindo presidentes, CFOs, controllers e gerentes de empresas dos setores da indústria, agronegócio, comércio, tecnologia e serviços.O estudo abordou temas cruciais para o cenário atual e futuro, como PIB, câmbio, taxa de juros, reforma tributária, emprego, investimentos, energia renovável, inteligência artificial, diversidade e comércio exterior.
Segundo Marcos Ebert, a sondagem reflete as expectativas de um público altamente qualificado e com forte influência na tomada de decisões. “Para o público em geral, o que mais interessa são as expectativas em relação ao crescimento do PIB, câmbio e Selic. Também são essenciais as tendências de emprego e estabilidade, que impactam diretamente o rumo da nossa economia.”
Principais resultados da Sondagem Econômica 2025
Taxa Selic: 40% das empresas afirmam que a atual política de juros afeta as linhas de crédito; 31% nos investimentos; e 29% nos custos de produtos e serviços.
Vendas: 44% esperam aumento de até 10% em relação a 2024; 20% projetam crescimento entre 10% e 20%; 14% manterão o faturamento; 11% preveem aumento superior a 20%; e 11% estimam queda.
Reforma Tributária: 62% acreditam que haverá aumento de custos e redução de margens; 29% não preveem mudanças; e 9% esperam redução de custos.
Emprego: 48% manterão o quadro atual; 26% planejam aumentar; e 26% devem reduzir.
Investimentos: 60% pretendem investir 5% do faturamento entre 2025 e 2026; 20%, entre 5% e 10%; 9%, entre 10% e 15%; e 11%, acima de 15%.
Energia Renovável: 76% ainda não utilizam fontes renováveis; 21% utilizam energia solar; e 3% utilizam energia eólica.
Inteligência Artificial: 46% estão em fase inicial de discussão sobre IA; 40% já implementam mudanças com treinamentos e reformulação de processos; e 14% ainda não consideraram o tema.
Para o vice-presidente de Administração e Finanças do Instituto e CFO da Catalent Pharma Solutions BR, Marçal Junqueira, a sondagem demonstra um comportamento mais cauteloso das empresas. “Estamos com o pé no chão, avaliando um cenário de PIB menor, inflação elevada, juros altos e dólar na casa dos R$ 5,80. A prioridade tem sido estabilidade, produtividade e investimentos focados em inovação.”
Sobre o IBEF Campinas Interior Paulista
Fundado em 1985, o IBEF Campinas Interior Paulista é a única seccional do Instituto fora de uma capital e que tem atuação em mais de 12 regiões do interior do estado. Com a nova gestão, o IBEF Campinas englobará também Jundiaí e Riberião Preto e as cidades da região de mais esses dois municípios paulistas. O Instituto é referência em desenvolvimento profissional e social, promovendo intercâmbio técnico e experiências entre executivos de finanças. Ao longo do ano, realiza uma programação intensa com reuniões de comitês, fóruns, palestras, seminários, webinários, encontros com personalidades e a tradicional entrega do Prêmio Equilibrista.
