Jornal de Campinas

IPTU justo Campinas faz mobilização na segunda-feira

 

Movimento contra aumento abusivo do IPTU, acontece na próxima segunda – 11 de fevereiro – às 15 horas em frente a Prefeitura Municipal e  às 17 horas em frente  à Câmara Municipal.

Entidades de Campinas de diversos segmentos que participam do movimento IPTU Justo Campinas anunciam manifestação conjunta na próxima segunda – 11 de fevereiro. O grupo se reúne às 15 horas em frente à Prefeitura de Campinas na avenida Anchieta e em seguida, às 17 horas faz a mesma manifestação em frente à Câmara Municipal, na avenida Saudade. Para um dos participantes dessa manifestação, o presidente da Rede Imobiliária Campinas, Mário Uchôa, “o aumento abusivo do IPTU vai na contramão do mercado, que ainda está desaquecido, com 14 milhões de desempregados em todo o País”.  Uchôa explicou que o IPTU de Campinas, no período de 2018 a 2019, teve aumento real de 45,83%, com previsão de 14% em 2020, o que em três anos resultaria em um aumento real de mais de 59% – totalmente fora da realidade do mercado atual.

O representante da Rede Imobiliária Campinas afirma ainda que a cobrança abusiva do IPTU não contribui para a geração de riqueza para as pessoas que vivem no município, ao contrário, faz com que as empresas, principalmente as micro e pequenas, busquem outros municípios que tenham IPTU menor para estabelecer os seus negócios, gerando empregos e riquezas fora de Campinas. “O IPTU não pode caminhar para ser a única e maior fonte de arrecadação do município, mas sim compor com outras, como o ICMS e o ISS. Com esses aumentos abusivos como ocorreu com o IPTU, essa distorção tende a aumentar em Campinas”, explicou Mário Uchôa.

Read Previous

Unicamp divulga aprovados em primeira chamada do vestibular

Read Next

Aplicativo ajuda estudantes na locação de imóveis

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *