Jornal de Campinas

Artigo: Significado do perdão

Usamos muito a palavra perdão sem refletir amplamente sobre os seus significados mais amplos. Compreender amplamente o termo demanda um exercício muito difícil no cotidiano e, ainda mais, em situações extremas. Para motivar esse questionamento, o filme australiano “Jirga” coloca o espectador perante uma encruzilhada existencial.

O diretor Benjamin Gilmour dá ao ator Sam Smith a oportunidade de um excelente desempenho no papel de um soldado australiano que, três anos após ter matado um homem em um vilarejo do Afeganistão, volta para pedir perdão à família. Trata-se de uma jornada pessoal de recuperação da dignidade de pertencer à raça humana.

Filmado no Afeganistão, em uma das regiões mais perigosas e violentas do mundo, que convive com uma mescla de ações de soldados ocidentais e de radicais do Taliban que afetam cidadãos e trabalhadores comuns, o filme tem seu ápice na cena em que o militar arrependido é julgado pela Jirga, conselho de anciãos.

Antes do clímax, sabemos que o morto fora um músico e vemos o soldado pedindo perdão à viúva. O conselho decide então delegar ao filho dela a decisão de cortar o pescoço do julgado ou perdoar. São apresentados argumentos pró e contra a redenção. E, quando o menino decide pelo perdão, fica evidente que aquilo que nos humaniza e nos afasta da barbárie é a bondade.

Fonte: Oscar D’Ambrosio – jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Read Previous

Resultado das matrículas na rede estadual de ensino já estão disponíveis

Read Next

Cultura oferece cursos gratuitos de Astronomia em janeiro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *