Jornal de Campinas

Campinas anuncia três projetos voltados à agua

EPAR, centro de pesquisa e museu da água trazem inovações são parcerias entre Sanasa, Unicamp e Fapesp

Campinas anuncia três projetos inovadores voltados à água: Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR), que possibilitará que a cidade tenha 100% da capacidade instalada para tratamento de esgoto, o centro internacional de pesquisa sobre a água e um museu da água na cidade.

A EPAR Boa Vista terá capacidade para tratar 180 litros de efluentes por segundo, por meio da tecnologia de membranas ultrafiltrantes, que resultará em uma água de excelente qualidade, podendo ser aproveitada como água de reúso com grau de 99% de pureza. Com investimento de R$ 68.458.591,90, a obra vai beneficiar mais de 55 mil pessoas. “A EPAR Boa Vista dispõe do que há de mais moderno no tratamento de esgoto e, com esta estação, Campinas será a primeira cidade com mais de um milhão de habitantes a ter 100% da capacidade instalada para tratamento de esgoto”, destacou o prefeito Jonas Donizette.

   Outro projeto apresentado foi o BWRC (Brazilian Water Research Center), um centro internacional de pesquisa sobre a água, resultado da parceria entre Sanasa, Unicamp e Fapesp.

 Coordenado pelo professor Lauro Kubota, o centro pretende estudar temas como: segurança hídrica; qualidade de águas e efluentes; distribuição, perdas e telemetria, entre outros. Esse projeto, aprovado pela Fapesp, representa a concretização de uma parceria que contribuirá para a pesquisa aplicada em águas, com trabalhos científicos voltados à melhoria de qualidade e de aporte de recursos hídricos.  

Para finalizar, o Museu da Água é um projeto que ganhará uma nova moldagem. Trata-se de uma exposição científica cultural interativa que integrará de forma permanente o Centro de Conhecimento da Água (CCA). Esse iniciativa é uma contrapartida da Sanasa pelas obras de esgotamento sanitário financiadas pela Caixa Econômica Federal.  De forma lúdica e interativa, o objetivo do Museu dessa exposição é sensibilizar e engajar o visitante para o tema água em seus mais diversos contextos, levando-o a refletir sobre as relações humanas com a água e o meio ambiente, reforçando assim sua responsabilidade sobre o consumo consciente. O CCA fica ao lado do Parque das Águas e a exposição será, em breve, inaugurada oficialmente.

Read Previous

Indústria regional está afetada pela pandemia

Read Next

Artigo: Como ser mãe e empresária em tempos de epidemia?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *