Centro Suzuki de Campinas promove concerto gratuito

dez 10 • Campinas MusicalNenhum comentário em Centro Suzuki de Campinas promove concerto gratuito

 Com entrada gratuita, concerto Suzuki – Música com Alegria acontece nesta quinta-feira (12/12), às 19h, no Auditório do Centro Social Presidente Kennedy, bairro São Bernardo, em Campinas.

Concerto Centro Suzuki/ Foto: Leticia Volpi

Qual a probabilidade de Lennon e McCartney se encontrarem com Rossini e Gramani na partitura de uma mesma apresentação musical? Para muitos, impossível, mas, para os artistas do Centro Suzuki Campinas, a possibilidade é de 100%. Quem quiser conferir essa proeza musical basta apreciar o Concerto Suzuki – Música com Alegria, que será realizado nesta quinta-feira (12/12), às 19h, no Auditório do Centro Social Presidente Kennedy, em Campinas. A entrada é franca.

Sob a direção artística de Shinobu Saito, doutora em música e a primeira professora no Brasil qualificada para treinar professores no Método Suzuki, estão 50 alunos do Centro Suzuki de Campinas, localizado em Barão Geraldo, dos cursos de Musicalização, Flauta Doce, Violoncelo, Violino, Trompete, além do Coro, Orquestra Prelúdio e do Grupo de Câmara. A idade dos artistas é um convite à diversidade: entre menos de um ano e 70 anos.

Com uma hora e meia de duração, o Concerto Suzuki – Música com Alegria convida a plateia a trafegar pelos acordes de peças das tradições natalina (Carol of the Bells), judaica (S’Vivon), folclórica (Brilha, Brilha Estrelinha), erudita (Minueto II e Musette, de Johann Sebastian Bach) e popular (Forró da Ferdinanda, de José Eduardo Gramani), além de canções, entre as quais All you need is love, de John Lennon e Paul McCartney, e Alley Cat, de Frank Björn.

Apesar das diferenças nos sotaques, os arranjos, é claro, carregam um mesmo tom: o do Método Suzuki, concebido na década de 1940 pelo violinista japonês Shinichi Suzuki. “Do mesmo modo que aprende o seu idioma, a criança é capaz de desenvolver habilidades musicais que contribuem para a sua formação integral. Entretanto, para alcançarmos os objetivos propostos pelo método, tanto o aluno quanto os seus pais devem estar comprometidos, criando assim uma atmosfera estimulante para o aprendizado musical”, explica Shinobu Saito.

Ao longo do concerto, que se transforma em reflexo do Método Suzuki em si, a plateia perceberá que a apresentação se torna uma reflexão proposital sobre a própria vida. Por isso, deve ser carregada de alegria, determinação e coragem. “Suzuki acreditava que pequenas conquistas diárias geram, a longo prazo, grandes conquistas, e que o sucesso é apenas o resultado desse esforço. Essa mesma filosofia pode ser levada como ensinamento para a vida. Como o próprio professor Suzuki gostava de ressaltar: ‘Sucesso gera sucesso’. Por isso, valorizamos cada pequena conquista de nossos alunos. O concerto é uma delas”, avalia Fábio.

Serviço:

O quê: Concerto Suzuki – Música com Alegria, do Centro Suzuki de Campinas
Quando: Quinta-feira (12/12), às 19h
Onde: Auditório do Centro Social Presidente Kennedy (Av. Rio de Janeiro, 327, na Vila São Bernardo, em Campinas | SP)
Quanto: Entrada franca
Informações: (19) 99930-1888 ou suzukicampinas.com.br

Classificação: Livre

— 

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?