Jornal de Campinas

Consumo de alimentos industrializados prejudica o equilíbrio corporal

Nos dias de hoje, é muito comum que as pessoas troquem refeições adequadas por lanches rápidos, muitas vezes acompanhados de refrigerantes ou sucos que são vendidos como alternativas saudáveis, porém, contam com uma quantidade enorme de açúcar.

O problema não atinge apenas os adultos. As crianças também acabam ingerindo substâncias prejudiciais à saúde sem que os pais saibam e os grandes vilões são os alimentos industrializados. 

Dra. Claudia Torquato, Nutricionista responsável pela Oligoflora Foto: Léo Barrilari

   

De acordo com a nutricionista e farmacêutica, Cláudia Torquato, da rede de clínicas OligoFlora, este tipo de alimentação prejudica o funcionamento do fígado e gera um efeito em cascata que sobrecarrega os outros órgãos e levam o nosso corpo ao desequilíbrio.

“São produtos pobres em nutrientes e ricos em sódio, conservantes e realçadores de sabor, por exemplo. São elementos estranhos para o nosso fígado e ele fica sobrecarregado quando trabalhar para eliminá-los. Quando isso acontece, os outros órgãos também trabalham em excesso e o nosso corpo começa a entrar em desequilíbrio. Com o tempo, surgem as doenças e alguns estudos relacionam o consumo de determinadas substâncias ao câncer”, explica a nutricionista.

Além de prejudicar a eliminação das toxinas, este tipo de alimentação dificulta a absorção de nutrientes pelo corpo. Com o tempo, o conjunto disso tudo pode ter relação com dores nas articulações, alergias de pele, acne e alergias.

“É importante ressaltar que não é só o consumo de determinado produto que levará ao desenvolvimento de doenças. Tudo faz parte de um processo. Se a pessoa tem uma predisposição a algum problema, ele será agravado por conta da má alimentação”, explica.

A nutricionista, porém, faz uma ressalva. É preciso olhar o corpo como um todo. Ela faz uma analogia com o motor de um carro. Caso o dono utilize combustível adulterado, o funcionamento da máquina será prejudicado.

“Por isso, recomendo: descasque mais e desembale menos. É preciso haver um equilíbrio na alimentação. Quanto mais próximos de alimentos crus vindos da natureza, maior é a chance dele nos trazer benefícios”, comenta.

De acordo com a nutricionista, alguns produtos prejudiciais devem ser destacados:

– Macarrão instantâneo: ele é frito e o tempero é cheio de aditivos químicos e realçadores de sabor.

– Biscoitos saborizados: também levam aditivos químicos e realçadores de sabor. Muitas vezes, vemos alguns com sabor de queijo, presunto. Não há presunto ou queijo. São elementos químicos que prejudicam a nossa saúde.

– Empanados de frango: este produto é feito com sobras de carne dos frigoríficos e sua composição é cheia de conservantes e outros compostos prejudiciais. O pior é que muitos pais acabam alimentando os filhos desta forma.

– Refrigerantes: esses são velhos conhecidos pela enorme quantidade de açúcar, corantes e sódio.

Read Previous

Médica especialista em Parkinson faz palestra em Campinas

Read Next

Eleitos Miss e Mister Tattoo Experience Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *