Em cena, a força, os ensinamentos e a obra de Paulo Freire

jul 12 • Arte e Cultura, Cidade, TeatroNenhum comentário em Em cena, a força, os ensinamentos e a obra de Paulo Freire

Richard Riguetti comemora em Campinas os 40 anos de carreira

Foi a partir do legado que o educador Paulo Freire deixou na mente e corações dos brasileiros, que Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) decidiram levar a emocionante e inspiradora vida do mestre para os palcos no espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” – e lá também reproduzem a icônica entrevista de 1997 –. O espetáculo, que já foi assistido por quase 5 mil pessoas em 18 apresentações em outros estados do Brasil, abre nova temporada em Campinas de 19 a 22 de julho, no Teatro Barracão, em Barão Geraldo, sempre às 20h.
O Monólogo teatral marca os 40 anos de atividade artística do ator e palhaço Richard Riguetti.
O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando ­elementos das linguagens do teatro, do ­palhaço e do teatro de rua. Em todas as sessões, logo após a peça, acontece uma roda de conversa com o diretor e o ator do espetáculo, uma troca de ideias e ideais sobre o mestre patrono da educação brasileira.

Sinopse

“Paulo Freire, Andari­lho da Utopia”. É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira que a história começa. Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido a fome, assim como grande parte da população brasileira. Na fantasia, ele aparece no espetáculo, como um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e fome de tudo.  Na infância e juventude, outra fome ocupa o seu tempo: as palavras. E ele as devora como se elas fossem pedaços de comida. E essa foi a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas e com elas percorre territórios disseminando a sua pedagogia de ensino e revoluciona a educação mundial. Movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, de justiça, igualdade, e superação dos obstáculos. 

Serviço:

Espetáculo “Paulo Freire , Andari­lho da Utopia”
Dramaturgia: Junio Santos,  Ator – Richard Riguetti / Encenação – Luiz Antônio Rocha
Temporada: 19 a 22 de julho
Local: Baracão Teatro – Rua Eduardo Modesto, 128-Vila IsabelBarão Geraldo, Campinas/SP
Tefefone: (19) 3289-4275
Ingressos: R$ 25,00
Recomendado para maiores de 12 anos
 Realização: Grupo Off-Sina e Espaço Cênico Produções Artísticas

Facebooktwitterredditpinterestlinkedinmail

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

× Como posso te ajudar?