Jornal de Campinas

Em cena, a força, os ensinamentos e a obra de Paulo Freire

Richard Riguetti comemora em Campinas os 40 anos de carreira

Foi a partir do legado que o educador Paulo Freire deixou na mente e corações dos brasileiros, que Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia) decidiram levar a emocionante e inspiradora vida do mestre para os palcos no espetáculo “Paulo Freire, o andarilho da utopia” – e lá também reproduzem a icônica entrevista de 1997 –. O espetáculo, que já foi assistido por quase 5 mil pessoas em 18 apresentações em outros estados do Brasil, abre nova temporada em Campinas de 19 a 22 de julho, no Teatro Barracão, em Barão Geraldo, sempre às 20h.
O Monólogo teatral marca os 40 anos de atividade artística do ator e palhaço Richard Riguetti.
O espetáculo propõe uma reflexão, mostrando a sociedade e o planeta em constante mudança através da ótica Freiriana, misturando ­elementos das linguagens do teatro, do ­palhaço e do teatro de rua. Em todas as sessões, logo após a peça, acontece uma roda de conversa com o diretor e o ator do espetáculo, uma troca de ideias e ideais sobre o mestre patrono da educação brasileira.

Sinopse

“Paulo Freire, Andari­lho da Utopia”. É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira que a história começa. Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido a fome, assim como grande parte da população brasileira. Na fantasia, ele aparece no espetáculo, como um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e fome de tudo.  Na infância e juventude, outra fome ocupa o seu tempo: as palavras. E ele as devora como se elas fossem pedaços de comida. E essa foi a sua busca até a eternidade: as palavras. Através delas e com elas percorre territórios disseminando a sua pedagogia de ensino e revoluciona a educação mundial. Movido pelo desejo de liberdade de si e dos outros, de justiça, igualdade, e superação dos obstáculos. 

Serviço:

Espetáculo “Paulo Freire , Andari­lho da Utopia”
Dramaturgia: Junio Santos,  Ator – Richard Riguetti / Encenação – Luiz Antônio Rocha
Temporada: 19 a 22 de julho
Local: Baracão Teatro – Rua Eduardo Modesto, 128-Vila IsabelBarão Geraldo, Campinas/SP
Tefefone: (19) 3289-4275
Ingressos: R$ 25,00
Recomendado para maiores de 12 anos
 Realização: Grupo Off-Sina e Espaço Cênico Produções Artísticas

Read Previous

MIS oferece sessões de cinema para todos os gostos com entrada gratuita

Read Next

Viracopos registra melhor mês de junho da história do aeroporto com 885 mil passageiros

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *