Jornal de Campinas

Festival Namaste, um convite à meditação, será realizado no próximo dia 20

Na região de Campinas, há um público crescente que se dedica regularmente à meditação e ao autoconhecimento. Hoje, diversas modalidades meditativas acontecem dentro de clínicas de terapias alternativas, academias, instituições e espaços públicos. Agora, um evento inédito, denominado Festival Namaste Campinas, surge para divulgar e estimular ainda mais a prática da meditação a todas as pessoas interessadas, ao mesmo tempo, fomentar as necessidades de intercâmbio desse segmento, através do encontro e da interação de pessoas, profissionais e especialistas no assunto.
Promovido pelo site namastecampinas.com.br, o evento, idealizado pela jornalista Clarice Tanaka e pela terapeuta holística e instrutora Janete Domenica, acontecerá no dia 20 de novembro, das 8h30 às 19 horas, no Centro de Eventos Loyola, no Instituto Padre Haroldo. Sem caráter religioso, o programa inclui palestras e vivências de diferentes linhas, como a cristã, representada pelo padre Roberto Di Lascio, que fará a “Meditação do Pai Nosso, a cura do coração”; ou a zen-budista, com a presença da monja Heishin Gandra, discípula da monja Coen Roshi.
“Apesar de estar frequentemente na mídia, existe um certo desconhecimento e muitos acreditam ainda que a meditação é uma atividade religiosa ou praticada pelos novos hippies. Na realidade, pessoas de todas as profissões e classes sociais, com ou sem religião estão buscando cada vez mais esse caminho. Ou seja, a meditação contribui para o nosso bem-estar e qualidade de vida, além de trazer muitos outros benefícios, independente da nossa crença, não crença ou religiosidade. Não à toa, a meditação já faz parte das práticas alternativas aprovadas pelo Ministério da Saúde”, ressalta a jornalista.
“O descontentamento do indivíduo é uma realidade em tempos atuais. Seja pelo estresse, causado pelo mundo cada vez mais competitivo, seja pelos maus relacionamentos (consigo mesmo, com a família, com o meio em que vive), as pessoas estão acumulando padrões de pensamentos e sentimentos negativos, por não conseguirem resolver os conflitos de forma satisfatória. A meditação e o autoconhecimento têm sido um caminho eficaz para quem deseja voltar-se para dentro de si, ver sua realidade de outra maneira e rever valores para uma vida mais autêntica, feliz e saudável”, recomenda Janete Domenica.
A programação conta ainda com práticas coletivas, atendimentos terapêuticos diversos, feira de produtos e apresentação do grupo vocal Canto das Águias, especializado em mantras. A alimentação oferecida aos participantes será feita com ingredientes agroecológicos, produzidos sem uso de agrotóxicos. Os interessados devem se inscrever com antecedência através do site: namastecampinas.com.br.
Os convidados:
Devoto de São José, tem atuação marcante em Campinas
Padre Luiz Roberto Di Lascio é paulistano, mas está na Arquidiocese de Campinas desde o início da década de 1990. Trabalhou com o padre Haroldo Rahm, nas Fazendas do Senhor Jesus, na obra de recuperação de dependentes químicos. Atuou depois nas comunidades da região do Jardim São Marcos, onde fundou a Paróquia de São Marcos, da qual foi o primeiro pároco. Nos últimos seis anos, teve atuação marcante na Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Divina Providência, da Vila Pompeia. Recentemente foi designado para a Basílica do Carmo.
Radialista e psicoterapeuta holístico, padre Di Lascio foi assessor de Comunicação da Arquidiocese de Campinas e criou projetos como Cerco da Misericórdia e Movimento Palmas para a Paz. Devoto do santo, criou a Fraternidade Peregrinos de São José e Campanha Abra as Portas a São José. Recebeu, entre outros prêmios, a Medalha Arautos da Paz e o título de Cidadão Campineiro.
Pedagoga, musicista, discípula de monja Coen
Monja Heishin Gandra é paulistana, discípula de Monja Coen Roshi, com formação no budismo zen da tradição japonesa Soto-Zen. Pedagoga, com atividade profissional, por 36 anos, no Governo do Estado de São Paulo, contribuiu na formação e capacitação de servidores de prefeituras municipais e de órgãos estaduais para a implementação de políticas públicas das áreas sociais, direitos humanos, meio ambiente, e em movimentos de cultura de paz e não violência.

Orienta práticas de zazen, meditação zen e cursos. Integra iniciativas de mobilização e sensibilização social por meio da meditação e diálogos temáticos, a diversos públicos, tendo por base os ensinamentos de Xaquiamuni Buda. É também musicista, integrando som e sopro, como linguagem do “interser”.

Read Previous

Refis entra na fase final e contribuintes têm até o dia 31 para aderir

Read Next

Maternidade de Campinas diversifica os atendimentos no hospital

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *