Jornal de Campinas

Maio Amarelo leva educação de trânsito ao Balão do Castelo

Desacelerar é a palavra-chave da campanha promovida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), até 31 de maio.  (foto: Marcio Coelho)

A mobilização que visa a redução de acidentes no trânsito, promovida pelo movimento Maio Amarelo Campinas 2019, prossegue neste fim de semana, 18 e 19 de maio. Estão previstas várias ações da campanha neste período. Uma delas é a instalação de veículos batidos espalhados por locais de grande circulação na cidade. São 10 veículos na cor amarela expostos como forma de alertar e chamar a atenção. A proposta é conscientizar a população e levar a uma reflexão sobre os perigos no trânsito. Ao lado de cada veículo há a frase: “Não deixe esta simulação virar realidade, faça escolhas seguras. Desacelere! Viva mais”.

Outro destaque é o “Dia da Prevenção”, que ocorre no domingo, 19 de maio, entre 9h e 12h, na Praça da Concórdia, no Distrito de Campo Grande. Educadores da Emdec alertam sobre os riscos de combinar álcool e direção, estimulando o público a experimentar os óculos de realidade virtual que simulam os efeitos de diferentes dosagens alcoólicas. O evento recebe ainda o minicircuito de trânsito, voltado ao público infantil. O projeto simula ruas, ciclovias e calçadas, promovendo a circulação segura.

Dia da Prevenção

O “Dia da Prevenção” envolve também outros órgãos municipais. A Guarda Municipal conscientiza sobre os perigos do cerol. O Corpo de Bombeiros transmite noções de primeiros socorros. Representantes da concessionária Rodovias do Tietê distribuem e instalam antenas corta-pipa aos motociclistas. Parceiros realizam ainda aferição de pressão arterial e quick massage (massagem rápida).

Carro acidentado colocado no Balão do Castelo (Foto: Marcio Coelho)

No sábado, entre 11h e 21h, e no domingo, entre 15h e 21h, profissionais de educação de trânsito realizam corpo a corpo no evento gastronômico Festival Brasil Sabor, que ocorre na Praça Carlos Gomes. Eles interagem com o público, por meio do minicircuito de trânsito e dos óculos que simulam embriaguez, orientando sobre circulação segura e os efeitos nocivos da combinação álcool e direção.

A programação completa pode ser conferida no portal da Emdec, no hotsite www.emdec.com.br/maioamarelo. Também estão disponíveis diversos materiais gráficos que poderão ser utilizados pelos parceiros do movimento.

Read Previous

A compra de espaço publicitário no Brasil

Read Next

Regente norte-americano e Sonia Rubinsky são destaques de dois concertos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *