Jornal de Campinas

Portaria virtual – Um bom negócio, mas e a segurança?


Adalberto Santos* /Divulgação

Nos dias atuais, considerando a crise econômica que estamos vivendo, uma preocupação bastante justificável é o custo das taxas de condomínio verticais, em especial aqueles menores onde a distribuição das despesas fica mais pesada ainda para os usuários.

Uma das novas tendências de mercado são os serviços de Portaria Virtual, que tem claramente como foco e objetivo reduzir custos com mão de obra da segurança. E com certeza eles cumprem com o que prometem nesse sentido: Reduzir Custos.

Gostaria de convidá-los a uma reflexão sobre esse tema, pois entendemos ser extremamente relevante na hora de optar por um serviço desse gênero. Para tanto, algumas perguntas devem ser respondidas, como por exemplo:

Se você vai reduzir os custos com a segurança e consequentemente também vai reduzir os níveis de segurança e conforto, então porque não morar em uma casa mais espaçosa e com um valor mais acessível, em qualquer rua de um bom bairro, colocando bons equipamentos e sistemas de segurança? Provavelmente o custo será até mais interessante.

Nesse caso você terá a grande vantagem de gerenciar a entrada e saída de quem entra na sua casa e não ficará na mão de diversas pessoas, ou seja, seus vizinhos.

Imagine que você esteja chegando à noite no seu condomínio e percebe que tem alguém seguindo você. Ao acionar a abertura do portão uma pequena pedra dentro do trilho faz com que ele trave. O que você faria nesse caso?

Óbvio que a maioria das empresas sérias nesse ramo tem em seu contrato um tempo de resposta para esse tipo de atendimento de manutenção, mas não creio que esse tempo satisfaça em especial uma situação como essa.

Quando se fala em portaria virtual, obviamente tem que se ter em mente que algumas adequações deverão ocorrer. E isso inclui por exemplo mudança no tipo de fechaduras dos portões, controle de acesso, gerador e nobreaks, iluminação adequada, além de outros itens. Tudo para que a solução para o condomínio esteja dentro de um padrão de qualidade e eficiência. Nesse caso é fundamental calcular quanto tempo vai levar para recuperar o material investido, nunca se esquecendo de que, se por ventura a experiência não for satisfatória, toda essa mudança e valor investido serão jogados fora.

Já atendemos um episódio onde um homem chega tranquilamente no portão de um prédio com vigilância virtual, coloca o dedo na biometria, faz uma carinha de que o equipamento não estava funcionando, pega uma micha (simulando ser uma chave), abre o portão e segundo consta, o operador do monitoramento entendeu que aquilo era uma chave e que o homem era um morador… simples assim… O suspeito entrou e realizou o assalto.

Obviamente que nossa intenção não é condenar a portaria virtual. Entendemos que ela não pode ser descartada como uma solução, em especial para condomínios pequenos, mas para que isso atinja resultados mais assertivos e traga uma melhor segurança, um bom estudo de sua viabilização é fundamental.

* Adalberto Santos é especialista em segurança e diretor superintendente da Sigmacon. É consultor, palestrante, analista em segurança empresarial e criminal. Possui pós-graduação de processos empresariais em qualidade, MBA em administração e diversos títulos internacionais na área de segurança.

Read Previous

Rodrigo Raineri chega ao acampamento base C3 no Monte Everest

Read Next

Livro “O Amor em Primeiro Lugar” tem renda revertida para a Hospitalhaços

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *