Jornal de Campinas

SP adota medidas para preservar níveis dos reservatórios de água

Sistema de captacao de agua Sao Lourenco em IbiunaSP Foto Divulgacao

Sistema de captação de água São Lourenço, em Ibiúna,SP/ Foto: Divulgação

níveis dos reservatórios

Situação é acompanhada em tempo real pelas agências e monitorada também em reuniões semanais coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Defesa Civil

 

Com base nos resultados do primeiro boletim do Comitê de Integração das Agências para a Segurança Hídrica, composto por Arsesp e SP Águas, foram adotadas novas medidas restritivas a fim de preservar os níveis dos mananciais.  Por deliberação da Arsesp, foi ampliadode oito para dez horas, o período em que a Sabesp deverá fazer a gestão de demanda noturna (GDN) de água na região metropolitana de São Paulo, coberta pelo Sistema Integrado Metropolitano. A medida temporária será aplicada de 19h às 5h, até que sejam recompostos os níveis dos mananciais. Também foi determinado o gerenciamento de pressão no período diurno em patamares que garantam o abastecimento de todos.
Em agosto, a precipitação na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Piracicaba/Capivari/Jundiaí (PCJ), que abastece Campinas e macro região, foi de apenas 3 milímetros, bem abaixo da média histórica de 29 milímetros. No Alto Tietê, foram registrados 11 milímetros, frente aos 32 milímetros esperados. Segundo dados da SP Águas, o quadro reforça a importância do monitoramento constante e da atenção às variações climáticas que impactam diretamente o equilíbrio hídrico e a segurança do abastecimento.

Read Previous

Inteligência Emocional também se aprende na escola

Read Next

4ª edição do ‘Festival da Lua’ chega ao Centro de Convivência dias 27 e 28 de setembro