
Violinista Gabriela Queiroz
Concerto será realizado no sábado, 25 de outubro, às 19h30 com repertório em homenagem a compositores da Áustria e Brasil
A Academia Jovens Músicos apresenta no sábado, 25 de outubro, às 19h30, no Auditório do Pecege, em Piracicaba (SP), o concerto Filarmônica Jovens Músicos convida a violinista Gabriela Queiroz para celebrar e valorizar a diversidade e a beleza das obras de grandes compositores da Áustria e do Brasil, sob a regência do maestro Anderson de Oliveira.
Este evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Platinum da ANDRITZ Fabrics and Rolls, Patrocínio Diamante da CPFL Energia e da Caterpillar, Patrocínio Prata da Phinia, da Case IH e da Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze do Café Morro Grande e Pecege e Apoio da Painco, da Unimil, do Instituto CPFL, do Banco CNH Capital e Unimed Piracicaba, com produção cultural da 3marias Produtora.
Nesta noite, a música traz um importante gesto de consciência e celebração. Em meio a um universo historicamente marcado pela presença masculina, o concerto abre espaço para exaltar a força da mulher e lembrar também da importância do Outubro Rosa e do cuidado com a vida. A Filarmônica Jovens Músicos tem a honra de receber como solista, a violinista brasileira Gabriela Queiroz, spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira, trazendo ao palco o talento e a sensibilidade feminina.
“Nesta apresentação em especial, ressaltamos a parceria inédita com o Pecege, uma instituição de educação que agora se une com a Academia Jovens Músicos com o propósito de enaltecer a música, abrindo suas portas para que a comunidade possa assistir a este grande concerto”, declarou o maestro Anderson de Oliveira.
Concerto celebra as obras de Mozart, Heitor Villa-Lobos e Ernst Mahle
O concerto faz uma ponte musical entre os dois países marcantes para a história da música, com dois pilares da música de concerto que, mesmo vindos de realidades tão distintas, dialogam na força e beleza de suas obras. O repertório reúne obras de W. A. Mozart, expoente da música clássica austríaca, com o brilhante Concerto para Violino nº 5 em Lá maior, KV 219, e a interpretação de Gabriela Queiroz como solista; e de Heitor Villa-Lobos, consagrado compositor brasileiro, com Bachianas Brasileiras nº 9, obra que une o espírito popular ao erudito em um diálogo universal.
O concerto também presta uma homenagem ao compositor Ernst Mahle (1929–2025), que viveu em Piracicaba e que faleceu esse ano, grande referência no cenário erudito internacional, com a obra Divertimento Hexagonal (1983).
Com capacidade para 550 lugares, o concerto é gratuito, e os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelo site da Academia Jovens Músicos: www.academiajovensmusicos.com.