O dia de descontos no comércio, conhecido como Black Friday, será realizado em 29 de novembro e, em função disso, o Procon de Campinas está disponibilizando gratuitamente uma cartilha eletrônica com informações valiosas sobre como proceder frente a tantas ofertas e promoções. Segundo a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo, a primeira sugestão para o consumidor fazer suas compras sem arrependimentos é verificar o orçamento familiar para ter uma ideia de quanto pode gastar. “Definido o limite de gastos, antes da compra, o consumidor deve realizar pesquisa de preço e as condições da oferta, as formas de pagamento, valores de frete, o prazo de entrega e a política de troca da empresa”, aconselha a diretora. Ela lembra que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece, no artigo 52, que os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista e, se vendidos a prazo, o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas. “Essas informações devem ser bem claras”, salienta. Arrependimento
De acordo com o CDC, o consumidor que fizer contratações fora do estabelecimento comercial (por telefone, internet, catálogos) tem sete dias para “se arrepender” da compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. “Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, deverão ser devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados”, orienta Pupo.
Dicas
De acordo com o Procon, para evitar problemas e arrependimentos, o consumidor deve, dias antes do evento, verificar o preço do produto desejado para poder comprovar se ele realmente estará em oferta no dia da promoção. Uma dica é guardar as propagandas veiculadas na internet, fazendo a captura de tela. O Procon orienta, também, pesquisar a situação cadastral da empresa na Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) e na Receita Federal para evitar comprar de fornecedores eventualmente irregulares. Essas e outras dicas podem ser encontradas na página do Procon de Campinas na internet, no https://procon.campinas.sp.gov.br/informativos .
Em Campinas, os consumidores que se sentirem lesados ou quiserem informações, devem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais: UNIDADE POUPATEMPO CENTRO – Av. Francisco Glicério, 935, 1º andar – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e sábados das 7h às 13h. UNIDADE POUPATEMPO CAMPINAS SHOPPING – Rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e sábado das 8h às 14h.
**Os atendimentos do posto do PROCON DO CAMPINAS SHOPPING são realizados mediante agendamento diretamente no local. UNIDADE AGILIZA CAMPINAS- BARÃO GERALDO – Rua Luiz Vicentim, 195, ao lado da Subprefeitura de Barão Geraldo – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. UNIDADE AGILIZA CAMPINAS – SOUSAS – Rua Humaitá, 144, Sousas, Campinas-SP – Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. UNIDADE AGILIZA OURO VERDE – Avenida Ruy Rodrigues, 3900, CEP 13060-192, Parque Universitário, Shopping Spazio Ouro Verde – 1º andar – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. UNIDADE AGILIZA CAMPO GRANDE – Rua Manoel Machado Pereira, ao lado da Praça da Concórdia – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. UNIDADE AGILIZA NOVA APARECIDA – Rua João Carlos do Amaral, nº 105 – Distrito de Nova Aparecida – Atendimento de segunda a sexta-feira das 8h às 16h. ATENDIMENTO TELEFÔNICO – 151 Serviço de atendimento e orientação por telefone ao consumidor de Campinas. De segunda a sexta-feira, das 08h às 17h Exclusivo para a cidade de Campinas. Para pessoas fora de Campinas (19) 3734-2000
SITE: WWW.PROCON.CAMPINAS.SP.GOV.BR