Jornal de Campinas

ARQUIVO JORNAL DE CAMPINAS – Matéria publicada em 2016 Rafael Piccolotto de Lima entra para o seleto grupo de compositores da Broadcast Music, Inc.

Campineiro é o único brasileiro a participar do workshop realizado por uma das principais associações de recolhimento de direitos autorais da música nos EUA

rafael-piccolotto-de-lima

O jovem compositor e maestro, Rafael Piccolotto de Lima, foi convidado a participar do workshop de compositores de jazz promovido pela BMI (Broadcast Music, Inc.), em Nova Iorque. Ele é o único brasileiro que integra o seleto grupo aceito pela associação, que é uma das principais referências de recolhimento de direitos autorais da música, nos Estados Unidos.

O programa – liderado por Andy Farber, compositor, saxofonista e professor da renomada Julliard School of Music – promove o encontro regular de compositores de jazz na sede da BMI, com o objetivo de fomentar a discussão e a criação de novas obras, com foco em ‘big bands’.  Durante os encontros, os compositores debatem sobre os trabalhos dos colegas e têm a oportunidade de ouvir as composições executadas por uma big band profissional reunida unicamente para experimentação de novas obras.

Para Rafael Piccolotto de Lima, a possibilidade de fazer parte do grupo de elite de compositores na “capital do jazz” é a porta de entrada para ingressar no mercado. “Quero levar a música brasileira comigo. Estou me mudando para Nova Iorque, talvez o maior centro cultural do mundo. Isso pode abrir muitas portas e facilitar a realização de vários projetos, como também contribui para dar notoriedade ao trabalho que já venho desenvolvendo há anos. “

Desde sua fundação em 1988, o workshop já foi dirigido por algumas das mais importantes figuras do gênero, como Bob Brookmeyer, Manny Albam, Jim McNeely e Burt Korall. Todo ano, uma parcela das obras produzidas é selecionada e apresentada ao público em concerto em Nova Iorque, quando uma das composições é premiada com o “BMI/Charlie Parker Composition Award”. Dentre a lista de ilustres vencedores das edições anteriores estão: Rufus Reid, Jamie Begian, Noriko Ueda, Darcy J. Argue, Sherisse Rogers, Asuka Kakitani, Jeff Fairbanks e Sara Jacovino.

No Brasil

Mesmo com sua carreira voltada para o mercado internacional, Rafael Piccolotto de Lima não abandona suas origens e mantém alguns projetos no Brasil. Um deles acaba de ser aprovado pelo Proac e será concretizado em 2017: a gravação do novo CD da Camerata Latino Americana com repertório representativo da produção erudita do interior do estado de São Paulo.

“Paisagens do Interior, a Terra do Café” é uma homenagem aos criadores musicais relevantes de diferentes épocas. Carlos Gomes – célebre compositor campineiro – será a figura central deste trabalho, revisitado por Rafael Piccolotto de Lima. Outras duas releituras de relevantes compositores interioranos também serão incluídas:  Almeida Prado e Egberto Gismonti.

Além dos 9 instrumentistas da Camerata Latino Americana, o projeto inclui a participação de Sonia Rubinsky como solista em três peças. Conhecida internacionalmente por suas premiadas gravações de Villa-Lobos (GRAMMY 1999 e Latin GRAMMY 2009), Rubinsky dará vida a novas obras através deste projeto, continuando seu trabalho de difusão do repertório erudito brasileiro de piano nos EUA e Europa.

Read Previous

5 armadilhas que detonam o casamento

Read Next

Videos do youtube

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *