Jornal de Campinas

Baixos estoques de sangue levam Mário Gatti a adiar mais cirurgias

Doar sangue é salvar vidas

Facebook
Imprimir

Arquivo PMC

Foto: Mário Gatti: baixo estoque de sangue no hospital | Crédito: Arquivo

Mário Gatti: baixo estoque de sangue no hospitalOs baixos estoques de sangue levaram o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti a adiar duas cirurgias que estavam agendadas para esta sexta-feira, 28 de janeiro.

Dois procedimentos já tinham sido adiados ontem (quinta-feira, 28/01), para poder garantir a disponibilidade de hemocomponentes para as cirurgias de urgência.  

Nesta sexta, uma cirurgia ortopédica e uma oncológica deixaram de ser realizadas, e ontem, conforme informação atualizada nesta tarde, foram uma vascular e uma torácica. 

 A orientação para a suspensão de procedimentos que não sejam emergenciais foi encaminhada na quinta-feira pelo Hemocentro da Unicamp, responsável pelo fornecimento de sangue aos hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS).  Com queda expressiva nas doações, os estoques do Hemocentro estão baixos.

Apenas os tipos sanguíneos AB+ e B+ estão estáveis. Os tipos O+, A-, AB- e B-, enquanto os tipos A+ e O- estão em estado de alerta. As doações, para qualquer tipo de sangue, devem ser agendadas no endereço https://agendamento.hemocentro.unicamp.br/.   ONDE DOAR EM CAMPINAS HemocentroEndereço: Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária.Quando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados) Hospital Mário GattiEndereço: Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque ItáliaQuando: de segunda a sábado, das 7h30 às 15h (inclusive feriados) 

QUEM PODE DOAR – Pessoas com 18 a 69 anos, que pesem mais de 50 kg, e com boas condições de saúde; – Quem tiver 16 ou 17 anos precisa do consentimento formal e presencial do responsável, enquanto idosos não podem realizar a doação caso seja a primeira vez; – Não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar três horas; – Não pode fumar até duas horas e duas horas depois da doação; – O doador precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Read Previous

Artigo: Assistência Social não é vergonha, é dever do Estado

Read Next

Operação Volta às Aulas começa 2ª: Emdec monitora entorno de 13 escolas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *