Jornal de Campinas

Exposição gratuita “Retratos da Terra” chega a Indaiatuba com fotos de jovens da cidade e fotógrafos convidados

Aliana Longa Santelices

Em cartaz no Polo Shopping Indaiatuba a partir desse dia 15, exposição traz visão da juventude, de fotógrafo local e de Karina Bacci, do Museu de Arte Moderna (MAM-SP) sobre questões de sustentabilidade, reciclagem e aterro zero

São Paulo, fevereiro de 2022 – Começa neste dia 15, a exposição “Retratos da Terra” no Polo Shopping Indaiatuba. Gratuita, a mostra faz parte de um projeto homônimo, realizado na cidade no final de 2021, trazendo olhares diferentes: fotógrafo local, 20 jovens das instituições Senai e UniDown, e de uma fotógrafa artista de fora da cidade. Realizada pela Elo3, e com patrocínio da BASF por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a mostra fica em cartaz até dia 14 de março.

Com curadoria de Karina Bacci, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna (MAM-SP), o catálogo da exposição reúne imagens feitas por jovens moradores da cidade, pelo fotógrafo local André Akio Shinozuka, que – inclusive – registrou uma usina de reciclagem em Indaiatuba, além de fotos realizadas por Bacci em sua vivência na cidade.

“O nosso propósito é mostrar as diversas perspectivas sobre um território, uma comunidade”, conta Karina Bacci. “Em “Retratos da Terra”, o encontro de visão do André, dos jovens e a minha – que sou um agente de fora -, por serem tão plurais, potencializa as possibilidades de reflexão sobre sustentabilidade na cidade de Indaiatuba”.

Foto do convidado André Akio Shinozuka que integra a mostra “Retratos da Terra”. Crédito: André Akio Shinozuka

Durante uma semana, 20 jovens participaram de oficina presencial e receberam uma formação técnica sobre fotografia ministrada pela própria Karina Bacci e por André Shinozuka. Neste período, eles saíram para fotografar e registrar a cidade de Indaiatuba e as suas práticas sustentáveis. Sustentabilidade, reciclagem e aterro zero foram temas explorados pelos jovens em suas experiências, fazendo-os refletir sobre os desafios para o seu território e sobre suas percepções.

Além do aprendizado técnico, foram feitas discussões sobre os aspectos artísticos e de documentação da fotografia com os alunos. A partir desse processo, o material passou por uma curadoria e o resultado pode ser conferido na exposição “Retratos da Terra”.

Segundo Fernanda Del Guerra, diretora da Elo3, idealizadora e realizadora do evento, “a exposição “Retratos da Terra” tem como objetivo estimular os jovens a serem cidadãos protagonistas em seus territórios. Para isso, é importante conhecer, explorar e registrar sua comunidade, e ter isso sob uma perspectiva de construir locais mais sustentáveis é uma forma de apurar melhor ainda esses olhares”.

Ao término de “Retratos da Terra”, haverá, ainda, a doação das câmeras fotográficas usadas para o Senai e sorteio de equipamentos entre os jovens participantes do projeto.

Além de Indaiatuba, a exposição estará em cartaz em outras cidades do Brasil, estimulando a juventude desses locais a desenvolver seu potencial artístico e profissional a partir da vivência fotográfica.

Read Previous

Mais 50 abrigos tipo ‘Andorinha’ são instalados em bairros da cidade

Read Next

Entendendo as diferenças: Moedas Digitais e Cripto Moedas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *