Jornal de Campinas

Área de Viracopos e Hospital Metropolitano são destaque em reunião da RMC

Reunião para discutir assuntos da RMC

Saadi: construção do Hospital Metropolitano é muito importante para ampliar a oferta de leitos e serviços de saúde para toda a Região Metropolitana (Arquivo-PMC)

A discussão sobre a área do Aeroporto de Viracopos e a construção do Hospital Metropolitano, para atender toda a RMC, foram destaques da reunião Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), em que participou o prefeito de Campinas, Dário Saadi. A reunião do conselho foi organizada pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (Agemcamp), na manhã desta terça-feira, 22 de fevereiro, em Sumaré. Os destaques da pauta foram

A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho da RMC, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis; e pelo diretor-executivo da Agemcamp, Odair Dias, com prefeitos e representantes das 20 cidades que compõem a RMC. 

As prefeituras da RMC estão de acordo de que seja mantida a área atual do sítio aeroportuário do Aeroporto de Viracopos, de 27 quilômetros quadrados, o que possibilita a expansão com a construção de mais duas pistas de decolagem e a instalação de galpões de logística e centro de convenções.

O Ministério da Infraestrutura prevê autorizar apenas metade dessa área, quando for relicitada a concessão, o que deve ocorrer em dois meses. 

“A expansão do Aeroporto de Viracopos é fundamental para o futuro de Campinas, do estado de São Paulo e do Sul de Minas e por isso é necessário manter a atual área do sítio aeroportuário”, destacou o prefeito Dário.

Os prefeitos da RMC vão elaborar um documento e enviar à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e à Secretaria Nacional de Aviação Civil ressaltando a importância do Aeroporto de Viracopos.

 Hospital Metropolitano 

Na reunião da RMC, o prefeito Dário Saadi também defendeu a construção do Hospital Metropolitano, na área de 40 mil metros quadrados da Fazenda Argentina, da Unicamp.

“A construção do Hospital Metropolitano é muito importante para ampliar a oferta de leitos e serviços de saúde para toda a Região Metropolitana. Por isso, damos apoio total a esse projeto”, disse o prefeito. A previsão é de que o hospital esteja pronto em dois anos e tenha gestão técnica da Unicamp.

O investimento estimado para a obra, a ser feito pelo governo do Estado, é de R$ 320 milhões. Depois de pronto, os custos com a operação da unidade devem ser divididos entre o SUS (Sistema Único de Saúde), as prefeituras da RMC e o governo do Estado.

A expectativa é de que o hospital regional ofereça atendimentos eletivos e de urgência e disponha de mais de 300 leitos.

Leia também sobre a campanha Fevereiro Laranja

 A demanda por uma unidade hospitalar regional vem sendo discutida há tempos pelos prefeitos da região, que atualmente tem cerca 3, 3 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE em 2021. Na semana passada, o prefeito Dário Saadi, o vice-prefeito Wanderley de Almeida e o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, estiveram com diretores e técnicos da Saúde da Unicamp para reforçar o apoio à implantação do Hospital Metropolitano.

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL DO YOU TUBE

Read Previous

‘Semana E’ de vacinação inicia em escola estadual de Campinas

Read Next

‘Fevereiro Laranja’ estimula a doação de medula óssea  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *