Sinfônica homenageia mulheres convidando
maestrina e solista para concerto

O Teatro Castro Mendes recebe, no dia 3 de novembro, qua

Campinas é um importante centro de cultura

Apresentação gratuita marca Dia Internacional da Mulher e dá início à
temporada 2022 da Orquestra

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Municipal Sinfônica de Campinas realiza dois concertos gratuitos: na sexta-feira,
dia 11 de março, às 20h; e no sábado, dia 12 de março, às 19h, ambos no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro com duas horas de antecedência e a entrada será por ordem de chegada. Não será exigida a carteira de vacinação. É obrigatório o uso de máscaras de proteção. Haverá Food Trucks na praça em frente ao Teatro, das 18h às 22h, para atender ao público que irá aos concertos.

As apresentações marcam o início da temporada 2022 da Sinfônica que, para estas duas apresentações, convidou a maestrina Claudia Feres, Regente Titular e Diretora Artística da Orquestra Municipal de Jundiaí, e como solista a pianista Juliana D’Agostini.

“É uma alegria promover esse concerto da nossa Orquestra para homenagear todas as mulheres. Nossa Sinfônica une tradição e vanguarda e, ao longo de sua trajetória, tem revelado ótimas instrumentistas em seu corpo musical e tem sido aberta às mudanças, aos novos ritmos, às manifestações e à diversidade cultural”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

Programa 

No programa serão apresentadas as obras “Homenagem a Kilkerry”, de Denise Garcia; “Concerto para Piano e Orquestra no.1”, de Félix Mendelssohn-Bartoldy, e “Suíte Orquestral Callirhoë”, de Cécile Chaminade.

“A obra Homenagem a Kilkerry, de Denise Garcia, foi escrita especialmente para a Orquestra Sinfônica de Campinas, inspirada no poeta baiano Pedro Kilkerry”, segundo a musicóloga Lenita Nogueira.

O Concerto para piano No.1 in G minor, Op.25, de Félix Mendelssohn-Bartoldy, foi escrito em 1830 e 1831 em Roma, durante uma viagem à Itália, após ter conhecido a pianista Delphine von Schaurot em Munique. Este concerto foi dedicado a Delphine, filha de uma baronesa.

Cécile Chaminade (1857-1944) foi uma compositora francesa nascida em Paris. Apesar da oposição de seu pai a uma educação musical formal, Chaminade estudou intensamente e teve uma brilhante carreira como pianista e compositora, famosa tanto na Europa quanto na América. Era mais conhecida por suas peças de piano e canções, embora suas obras orquestrais sempre tenham sido muito apreciadas.

A Suíte Callirhoë, para orquestra, estreada em Marselha no ano de 1888, é baseada na Antiguidade Clássica.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e Início da Temporada 2022
Dias e horários: 11 de março (sexta-feira) às 20h e dia 12 de março (sábado), às 19h.

Local: Teatro José de Castro Mendes
Ingresso: gratuito
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do Teatro com duas horas de antecedência e a entrada será por ordem de chegada. Haverá Food Trucks na praça em frente ao Teatro, das 18h às 22h, para atender ao público que irá aos concertos.

Clovis Cordeiro

Read Previous

Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Campinas

Read Next

Conservatório abre inscrição para “Coral dos Meninos Cantores de Campinas”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.