Jornal de Campinas

Espaço Marco do Valle recebe a mostra Diagnóstico da Cigarra

Rosilene Fontes/Divulgação

A mostra Diagnóstico da Cigarra, da artista visual Rosilene Fontes, aberta nesse dia 28 de abril, no Espaço Cultural Marco do Valle, em Campinas, fica até 29 de maio. A entrada é gratuita e classificação etária livre. Com uma proposta diferenciada de interação com seu público visitante, a exposição traz reflexões como: Será que todos ouvem igual? Como é viver e conviver com o silêncio? Qual é a percepção sensível de uma pessoa surda? E sua inteligência estratégica para potencializar outros sentidos e driblar situações cotidianas?

Composta por cerca de 20 obras que resgatam as memórias e experiências da artista que percebeu sua perda auditiva na infância, a mostra traz os trabalhos em que Rosilene mistura seu próprio processo de diagnóstico a relatos de outras pessoas surdas, convidando também o público a engajar-se na tomada de consciência de suas capacidades sensoriais e seus receios pessoais.

Título da exposição

O curioso diagnóstico da cigarra que intitula a exposição faz menção ao momento quando, ainda criança, Rosilene se deu conta da dificuldade em ouvir o som desse inseto, dependendo do lado que repousasse sua cabeça no travesseiro. A deficiência passou inaudita até que, aos 21 anos de idade, recebeu o diagnóstico de irreversível perda auditiva no ouvido esquerdo, e, no direito, depois dos 30. Diagnóstico da Cigarra, não à toa, é o título da instalação sonora que emite o canto da cigarra por dois minutos a cada hora, começando com 50 decibéis, o máximo tolerável para o ouvido humano, e até ser audível apenas para quem não tem deficiência auditiva.

A mostra, que tem produção cultural do também artista Bruno Novaes, contará ainda com a participação do Coletivo Mão Dupla, grupo de artistas surdos e ouvintes que apresentarão fotografias, vídeos e poesias acerca do universo surdo e farão uma performance na abertura abordando os meios de comunicação por sinais e expressões corporais.

Leia também: 15ª Campinas Restaurant Week contribui para a retomada do público

Serviço

Exposição “Diagnóstico da Cigarra”, individual da artista Rosilene Fontes  

Período expositivo: 28/04/2022 a 29/05/2022  

Espaço Cultural Marco do Valle  

Endereço: Rua Dr. Quirino, 1856 – Centro, Campinas – SP  

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 12h  

Entrada gratuita –

Classificação etária: Livre  

Mediação – Acesso para pessoas com deficiência  

Agendamento intérprete de Libras: espacomarcodovalle@ceicampinas.org.br 

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CASTELO NO YOUTUBE

Read Previous

Projeto Coral Voz Livre Campinas abre inscrições para oficina de técnica vocal

Read Next

Hopi Hari abre 150 vagas de trabalho para a Hora do Horror 2022

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *