Jornal de Campinas

Casa de Vidro tem programação cultural gratuita com exposição, lançamento e exibição de documentário

Geometria do Encontro traz programação cultural gratuita/Divulgação

Evento aberto ao público a partir de 21 de maio; entrada franca, no Museu da Cidade, no Lago do Café, em Campinas

A Casa de Vidro, no Lago do Café, abre no sábado, 21 de maio, das 10h às 16h, a Exposição Geometria do Encontro, do coletivo de artistas 1MULHERporM2. Às 18h, haverá o lançamento do livro Ideopatuagramas, seguido da exibição do documentário Balaio, às 18h30. A entrada é franca.

Na oportunidade, o público verá uma expografia em sete cubos vazados onde 14 artistas usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, colagem, gravura e fotografia.  

No caso do livro Ideopatuagramas, são as palavras esculpidas e carimbos imagéticos (com várias imagens). O autor do livro é Fausto Antonio Carlindo.

  O documentário é um curta-metragem escrito, dirigido e produzido por Gilberto Alexandre Sobrinho. O filme toma como ponto de partida para sua realização “O Balaio das Águas”, encontro cultural, já com várias edições, realizado pelo Ponto de Cultura e Memória Ibaô, e que abre o calendário dos eventos afro-brasileiros na cidade.  

Mostra  

A mostra cria um diálogo com novas obras que trabalham a resistência artística pela potência feminina. A exposição conta com as obras das artistas Adriana Bertini, Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott.   Idealizado por Lucrécia Couso, 1MULHERporM2 propõe discussões sobre arte contemporânea, realizando obras e intervenções em espaços públicos, institucionais e áreas não convencionais onde possam atingir um grande número de pessoas e fomentar reflexões e questionamentos em relação à condição feminina e humana.  

Livro  

A disposição e organização do livro Ideopatuagramas expõe carimbos, imagens, objetos e palavras esculpidas. Como gênero literário, os  ideopatuagramas abordam conceitos e registram passagens, referências e produções atualizadas e presentes no conjunto da trajetória e obras literárias do autor Fausto Antonio Carlindo.  

Documentário  

O Instituto Baobá de Cultura, Ponto de Cultura e Memória IBAÔ, localizado na Vila Padre Manoel da Nóbrega, em Campinas, tem uma longa história na resistência afro-brasileira e isso agora é narrado no documentário intitulado Balaio. Entre os ancestrais desse território estão Mãe Iberecy e Mestre Tedi, importantes lideranças que trabalharam a religiosidade afro-brasileira e a capoeira e deixaram esse legado para seus continuadores. O documentário integra um conjunto de realizações do diretor sobre a presença e o importante papel da cultura e religiosidade afro-brasileira na região metropolitana de Campinas, por meio de suas várias lideranças e comunidades. Para essa realização, contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Unicamp e PUC-Campinas, a partir de de um projeto de extensão, e com o apoio financeiro da Faepex/Unicamp.  

Serviço

Exposição Geometria do Encontro e  Lançamento do livro Ideopatuagramas  

Exibição do documentário Balaio   Dia: 21 de maio  

Local: Casa de Vidro/ Museu da Cidade, no Lago do Café   Av. Heitor Penteado, 2145 – Campinas – SP   Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h; aos sábados, das 10h às 14h   Lançamento do livro partir das 18h  

Documentário Balaio: 18h30  

Agendamento para grupos com monitoria museudacidade@campinas.sp.gov.br  

Entrada franca  

Read Previous

Expo Cakes Brasil acontece em Campinas de 19 a 22 de maio

Read Next

Star Wars na Torre do Castelo abre Semana Brincar em Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *