Jornal de Campinas

Colégio Rio Branco doa 129 quilos de roupas para a Campanha do Agasalho

Doação do Colégio Rio Branco tem roupas e cobertores, que serão encaminhados para pessoas socialmente vulneráveis

Dia D da Campanha do Agasalho em Campinas será sábado, 28 de maio

O Colégio Rio Branco, do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, fez uma doação de 129 quilos de roupas e cobertores para o Voluntariado Sanasa, que já encaminhou o material para a Campanha do Agasalho. A iniciativa ocorre pouco antes do Dia D, que será no sábado, 28 de maio, no Paço Municipal.

A Campanha do Agasalho, lançada dia 13 de maio, reúne, este ano, mais de cem pontos de coleta. Já foram arrecadados mais de 700 quilos de roupas e cobertores desde o lançamento. Solicita-se a doação de roupas em bom estado de conservação. Um hotsite foi criado especificamente para a campanha: https://campinas.sp.gov.br/doeagasalho

No sábado, dia 28 de maio, será realizado o Dia D, quando todos poderão fazer doações. De 8h às 17h, equipes da prefeitura e grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos para a população. O evento contará com a Defesa Civil, o Exército, a Sanasa, a Guarda Municipal e o Grupo Escoteiro Craós. 

Este ano, o slogan da campanha é “Inverno Mais Quente com a Ajuda da Gente”. O propósito é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. A organização reforça o pedido para a doação de roupas masculinas, para as quais há grande demanda. A Campanha segue até 30 de julho, podendo ser prorrogada em caso de necessidade.

Operação inverno

Desde 1º de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas lançou a Operação Inverno, serviço de acolhimento a pessoas em situação de rua no município por meio do SOS Rua. A Operação se estende até o dia 30 de setembro.

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passa a ser das 8h à 0h. O objetivo é acolher essas pessoas e, se elas aceitarem, as encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

Desde a primeira semana do mês, reforçando a ação da Operação Inverno, o Bagageiro Municipal ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h. 

A Secretaria também ampliou o número de vagas em abrigos para pessoas em situação de rua. Além das 120 vagas já existentes no Samim, foram criadas mais 100 vagas na Casa da Cidadania. O abrigamento conta também com a parceria da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, com capacidade de receber até 30 pessoas e do Projeto Há Esperança, que ampliou na sexta-feira, dia 20, a capacidade de abrigamento de 30 para 40 vagas.

Read Previous

Jornada artística no CIS Guanabara aborda ressocialização em penitenciária feminina

Read Next

Saúde divulga ocupação de leitos UTI-SRAG ocupados nesta terça-feira, 24

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *