Jornal de Campinas

Gastroenterologista aborda mitos e verdades sobre doenças do aparelho digestivo

Problemas digestivos devem ser investigados/pixabay.com

Saiba quais são os mitos e verdades sobre doenças do aparelho digestivo

Apesar das doenças do sistema digestivo serem bastante comuns e popularmente conhecidas, ainda há alguns mitos disseminados sobre elas. O acesso a informações confiáveis faz parte de um processo fundamental de promoção e segurança à saúde.

O gastroenterologista Dr. Quelson Coelho, membro da Doctoralia, listou alguns mitos e verdades sobre doenças do aparelho digestivo. Confira:

A cirrose é causada apenas pelo alcoolismo.

Dr. Quelson: Mito! Qualquer coisa que machuque o fígado, causando inflamação por alguns anos pode causar a cirrose. Então, além da bebida alcoólica, a gordura no fígado e hepatites virais e outros tipos de doença do órgão podem ter como consequência a cirrose.

Leite é um ótimo remédio para curar a gastrite.

Dr. Quelson: A realidade é que o leite não melhora em nada a gastrite. O que acontece é que quando bebemos algum líquido, não só o leite, e enchemos o nosso estômago, acabamos diluindo o ácido que está presente no estômago e, então, os sintomas da gastrite podem aliviar momentaneamente.

A gastrite pode causar úlcera e câncer.

Dr. Quelson: A gastrite em sua definição é uma inflamação no estômago, e se essa inflamação ficar alguns anos persistindo sem tratamento pode causar uma úlcera no estômago e, em algumas pessoas, pode evoluir para câncer. Quem tem gastrite deve ser bem avaliado e tratado para não agravar o caso.

Chicletes e balas são maléficos para o estômago quando se trata da gastrite.

Dr. Quelson: A mastigação estimula a produção de ácido no estômago e, quando a gente mastiga, o estômago entende que vai chegar algum alimento e por isso ele produz ácido. Quando a gente mastiga chiclete por exemplo, o estômago vai aumentar muita produção de ácido, mas como não vem nenhum alimento esse ácido pode machucar o próprio órgão, podendo inflamá-lo e causar gastrite.

A alimentação pode intensificar a gastrite.

Dr. Quelson: Isso é verdade! Alguns alimentos podem piorar a gastrite ou até mesmo causá-la. Produtos processados, industrializados, muito gordurosos e até mesmo ácidos podem aumentar a inflamação no estômago levando a uma piora da gastrite.

Automedicação pode levar à cirrose.

Dr. Quelson: Verdade! Alguns remédios são maléficos para o fígado e podem causar uma hepatite aguda e, em alguns casos, o uso crônico de medicamento pode causar cirrose no fígado. As pessoas não devem se automedicar e o uso de medicamentos deve ser acompanhado por um médico.

A regra dos cinco segundos.

Dr. Quelson: A regra dos 5 segundos é uma crença que se algum alimento cai no chão e a gente o pega antes dos 5 segundos e assim, não causaria mal nenhum. Isso é um mito, o alimento, assim que ele toca o chão, já pode ser contaminado por vírus e bactérias. O recomendado é nunca ingerir alimentos que caíram no chão.

O aumento de peso pode ocasionar o refluxo.

Dr. Quelson: O peso pode influenciar no refluxo quando há gordura na região abdominal. O refluxo acontece quando o ácido presente no estômago sobe para o esôfago em um momento de pressão na barriga devido ao excesso de gordura na região.

Café, álcool e chocolates podem aumentar o refluxo.

Dr. Quelson: É verdade. Cada um desses alimentos tem substâncias que aumentam a chance de refluxo. O café, por exemplo, tem cafeína; o álcool por si só aumenta o refluxo podendo também causar gastrite; e o chocolate tem gordura, que faz com que aumente a chance de refluxo.

O refluxo está relacionado com alguma doença do coração.

Dr. Quelson: Mito! O refluxo machuca o esôfago, que fica próximo à região do peito. Então a pessoa pode sentir dor no local por causa de refluxo, mas não necessariamente vai estar relacionada com o coração. A dor no peito deve ser avaliada por um especialista para chegar ao diagnóstico assertivo.

Sobre o Dr. Quelson

Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, o Dr. Quelson é formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Especialista em Gastroenterologia, D.r Quelson concluiu a Residência Médica em Gastroenterologia no Serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital Felício Rocho. Hoje, é sócio titular da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Atualmente Dr. Quelson atua como: Gastroenterologista do corpo clínico do Hospital Felicio Rocho.
Preceptor da Residência em Gastroenterologia do Hospital Felício Rocho.
Gastroenterologista do serviço de Transplante Hepático do Hospital Felício Rocho.


 

Read Previous

Fundação Bradesco oferece 96 vagas em Campinas para cursos gratuitos

Read Next

Prefeitura de Campinas convoca 97 candidatos aprovados em concursos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *