Jornal de Campinas

Pulmão gigante alerta passageiros de Viracopos sobre os malefícios do tabagismo

Pulmão Gigante em Viracopos/Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, passageiros e visitantes do Aeroporto Internacional de Viracopos irão se deparar com um pulmão gigante de mais de seis metros de altura no Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. O protótipo inflável faz parte da campanha permanente do Grupo SOnHe – Oncologia e Hematologia, Educar, Respirar e Viver e estará das 8 às 14 horas exposto para visitação. A população poderá ver de perto os malefícios causados pelo tabagismo e receber orientações sobre as consequências do hábito de fumar e os danos causados à saúde de quem fuma ou convive com tabagistas.

“O cigarro é a maior causa evitável de morte no mundo todo. Hoje o tabaco está disfarçado e uma de suas faces é o cigarro eletrônico. O recente relatório Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia) trouxe novos dados sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na saúde da população brasileira e fez um levantamento inédito sobre uso de cigarros eletrônicos no país. Pelo menos 1 a cada 5 jovens de 18 a 24 anos usa cigarros eletrônicos no Brasil. É muito alarmante!”, afirma o oncologista, Vinícius Corrêa da Conceição, sócio do Grupo SOnHe –Oncologia e Hematologia, responsável pela ação.A pesquisa é resultado de entrevistas feitas com 9.000 pessoas por telefone em todas as regiões do Brasil.

Segundo o oncologista, o estudo com os jovens mostrou outro dado inédito, o do uso de narguilé.  “A taxa de experimentação de narguilé entre os jovens de 18 a 24 anos é de 17%. Ou seja, nossos jovens estão usando muito tabaco disfarçado”, aponta.

Mais de 10 milhões de pessoas passaram por Viracopos em 2021, um dos aeroportos mais movimentados do país. “Por isso, a escolha do local. Nosso pulmão estará ao ar livre, de forma segura em que o visitante terá acesso às informações por meio de QR Code. Nosso objetivo é alertar o maior número de pessoas neste Dia Mundial Sem Tabaco”, afirma o oncologista.

O médico alerta para os danos causados à saúde pelo tabagismo e a exposição passiva ao cigarro, que são responsáveis por cerca de 428 mortes por dia no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “O tabaco também é o responsável por mais de 15 espécies de câncer, dentre eles pulmão, boca, rim, bexiga e, ainda problemas cardíacos e doenças crônicas. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão. Sendo 85% dos casos diagnosticados, está associado ao consumo de derivados de tabaco. Isso poderia ser evitável com o fim do tabagismo”, finaliza Dr. Vinícius.

* Vinícius Corrêa da Conceição é médico oncologista graduado pela Unicamp, com residência médica em Clínica Médica e Oncologia pela Unicamp. Tem título de especialista em Cancerologia e Oncologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Oncologia. Foi visiting fellow no Serviço de Oncologia do Instituto Português de Oncologia (IPO), no Porto. Membro titular da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), da Sociedade Europeia de Oncologia (ESMO), da International Association for the Studyof Lung Cancer (IASLC), do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC) e da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Vinícius é sócio do Grupo SOnHe e atua na Oncologia do Instituto do Radium, do Hospital Madre Theodora, do Hospital Santa Tereza e atua e é responsável técnico da Oncologia da  Santa Casa de Valinhos.

Serviço:

Educar, Respirar e Viver “Dia Mundial Sem Tabaco”

Horário: das 8 às 14h

Endereço: Rodovia Santos Dumont, km 66 – Parque Viracopos, Campinas – SP

Read Previous

Teatro Oficina do Estudante traz Fábio Porchat, musicais e atrações infantis, em junho

Read Next

Festival Sabores da Terra volta a Campinas orgulhoso de suas raízes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *