Jornal de Campinas

Mercado de trabalho para alta gerência em junho

Mercado de Trabalho – Por Adilson Mirante, diretor presidente da M1 Alta Gerência – A mão-de-obra especializada já começa a faltar. Os números de emprego com carteira assinada registraram perto de 1 milhão de novas admissões entre janeiro e junho, o que mostra uma tendência forte de mais de 2 milhões de novas vagas este ano. Deveremos fechar 2022 com taxa de desemprego de 1 dígito.

O setor de varejo vem surpreendendo e as indústrias estão contratando, mas o grande alavancador de novas admissões no primeiro semestre tem sido o segmento de serviços, logística e o industrial. Estes três voltaram a contratar graças ao retorno das atividades, chegando próximo à normalidade existente anterior à Covid.

Os shoppings vêm batendo recorde de vendas e os investimentos em novas empresas, fábricas, suprimentos e logística geram muitas contratações de cargos estratégicos.

Os combustíveis em alta, os juros altos e a selic ainda subindo trazem um freio para produtos semiduráveis como os eletrodomésticos, mas impulsionam serviços de eventos e negócios, roupas e cosméticos e serviços pessoais.

A demanda por contratações de cargos gerenciais de primeira linha voltou forte e cargos de diretoria fecharam maio com crescimento de 35%. Cargos de CEOs também cresceram na faixa de 10%, principalmente em serviços financeiros, logística, bens de consumo e embalagens, agronegócio, equipamentos de energia e bens de capital, químico petroquímico e veículos pesados.

Já estão faltando profissionais de primeira linha com currículo impecável para várias regiões do país, principalmente no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.

Aguardemos o fechamento do segundo quadrimestre e teremos um sinal mais claro da tendência do segundo semestre e de todo o ano corrente.

INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CASTELO NO YOUTUBE

Read Previous

Palhaço Jerônimo se apresenta do Sesc Campinas e estreia de o Gran Cirque Brado é adiada

Read Next

Bootcamp é o pontapé inicial da parceria Sapore e PUC-Campinas para inovação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *