Jornal de Campinas

Inscrição para voluntariado na Mata de Santa Genebra vai até esta sexta

Passeio na Mata Santa Genebra é ótima opção de lazer

Guiar visitantes nas trilhas e espaços educativos é uma das funções dos voluntários selecionados

s inscrições para as 20 vagas do programa Mutirão de Ação Voluntária da Mata de Santa Genebra estão abertas e vão até a próxima sexta-feira, 1º de julho. Os voluntários deverão ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar das 8h às 17h, na VI Feira da Mata – Feirata, que ocorrerá em 16 de julho, sábado, na sede da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra, situada à Rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão – Campinas. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível no link https://forms.gle/sqLnLsseQyVu4WkRA.

A VI Feirata ficará aberta ao público das 9h às 16h, em comemoração ao aniversário de 41 anos da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a ARIE Mata de Santa Genebra, celebrado em 14 de julho – dia em que Campinas também faz aniversário, celebrando 248 anos.

Os selecionados para o Mutirão de Ação Voluntária poderão colaborar em diversas atividades da Feirata, como recepção do público visitante e acompanhamento nas trilhas. Também fornecerão apoio à manutenção de espaços educadores, incluindo o Borboletário e o Viveiro de Mudas, além de ajudarem na realização de oficinas e na organização dos expositores da Feira.

VI Feirata – Feira da Mata

A Feirata é uma feira realizada na sede da Mata de Santa Genebra reunindo barracas de artesanato, alimentos orgânicos, foodtrucks, praça de alimentação, hortifrutigranjeiros, brincadeiras e tendas com exposições educativas relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade.

Também contará com brincadeiras, música ao vivo, apresentações culturais, jogos e oficinas. Os participantes poderão participar de caminhada na Mata e visita ao Borboletário, entre outras atrações.

O projeto Feirata tem por objetivo envolver atores locais e regionais na gestão do espaço público e no desenvolvimento cultural e socioambiental local através da inserção dos cidadãos à Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra. A área tem gestão compartilhada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da FJPO.

A programação completa do evento será divulgada em breve.

Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra
 


A Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra é uma unidade de conservação federal. A gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Com 251 hectares, é considerada a maior floresta urbana da Região Metropolitana de Campinas. Além de constituir-se em refúgio para a fauna e flora nativas, a Mata é um local privilegiado para atividades abertas ao público, educação ambiental e pesquisa.
 


O voluntariado na Mata de Santa Genebra é conduzido em colaboração entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O objetivo do programa é envolver a comunidade na gestão da área, que é relevante e protegida.

Serviço:

Inscrições para o programa Mutirão de Ação Voluntária da Mata de Santa Genebra

Data – inscrições até a próxima sexta-feira, 1º de julho. Os candidatos deverão ter disponibilidade para atuar na VI Feirada, no dia 16 de julho, sábado, das 8h às 17h

Local – o trabalho será realizado na Fundação José Pedro de Oliveira/Mata de Santa Genebra, rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo – Campinas

Inscrições pelo link https://forms.gle/sqLnLsseQyVu4WkRA

VI Feirata – em comemoração ao 41º aniversário da Fundação José Pedro de Oliveira e 248ºaniversário de Campinas

Data – 16 de julho de 2022, sábado, das 9h às 16h.

Local – Praça Peroba-poca – Rua Mata Atlântica, s/n, Bosque de Barão, Distrito de Barão Geraldo, Campinas/SP (praça ao lado da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata de Santa Genebra).

Localização da praça no Google Maps: https://goo.gl/maps/8kfox7v7xU5tjhQH7

Read Previous

Museu da Imagem e do Som divulga programação do Cineclube em julho

Read Next

Encerramento do Festival Sabores da Terra Indaiatuba terá seis dias de festa no Parque Ecológico

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *