Jornal de Campinas

Vestibular Unicamp 2023 recebe inscrições até 2 de setembro

Vestibular 2023 da Unicamp terá participação de candidatos de várias regiões do Brasil

Balão de entrada da Universidade de Campinas/ Clovis Cordeiro

A Unicamp recebe até 2 de setembro as inscrições para o Vestibular Unicamp 2023. As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2023/. A Unicamp oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. A taxa de inscrição é de 192,00 reais e poderá ser paga até dia 9 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. Mais informações pelo e-mail csocial@comvest.unicamp.br

Uma das novidades desta edição é que a Comvest irá antecipar a segunda fase do Vestibular para dezembro de 2022, assim, as duas etapas de aplicação do vestibular serão realizadas ainda este ano. Anteriormente, a segunda fase seria realizada em janeiro de 2023. O objetivo é antecipar o processo de convocação dos aprovados, com a divulgação da primeira chamada no início de fevereiro de 2023.

Datas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2023 será realizada no dia 6 de novembro de 2022, e a segunda fase nos dias 11 e 12 de dezembro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre 19 e 30 de setembro). Para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.

Inclusão social

Há duas novidades que beneficiam os estudantes de escolas públicas e os cotistas. Uma delas é a inscrição antecipada de candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp, que integra as diferentes formas de ingressar nos cursos de graduação da Universidade. Ao realizarem a inscrição no Vestibular 2023, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (opção ensino médio) e/ou cotas étnico-raciais já estarão automática e gratuitamente inscritos na modalidade Enem-Unicamp 2023, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

Sistema de cotas 

Ainda no âmbito da inclusão social, para verificação da autodeclaração de candidatos optantes pelas cotas étnico-racias, a Comvest irá adotar o procedimento de averiguação em duas etapas: primeiro por fotografia e depois, se necessário, por complementação online. A Comvest usará as fotografias que já são normalmente coletadas durante a segunda fase do vestibular. Assim, todos os candidatos cotistas aprovados, e que autorizarem o uso das fotografias coletadas, que vierem a ter suas autodeclarações validadas pela comissão de verificação, a partir das fotografias, estarão liberados da segunda etapa. A segunda etapa é o procedimento de verificação online, com agendamento, realizado pelas bancas de verificação, que vem sendo utilizado nos últimos anos. A Comvest ressalta que a etapa de análise das imagens não excluirá nenhum(a) candidato(a), valendo apenas para pareceres positivos no processo de validação da autodeclaração. Importante: não há uso de tecnologia de reconhecimento facial em nenhuma etapa do processo.

Ajuste nas provas

Em relação ao formato das provas, o diretor da Comvest anunciou que a Comissão irá manter 72 questões de múltipla escolha na primeira fase, com cinco horas de prova. Já na segunda fase, haverá a redução de duas questões na prova de Linguagens e a transferência das duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova. Segundo a Comvest, o ajuste possibilitará aos candidatos mais tempo para responderem às questões, sobretudo no segundo dia de provas. O tempo máximo para realização da segunda fase está mantido em cinco horas em cada dia de prova.

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Isenção da taxa

Neste ano, 8.454 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2023 como para a modalidade Enem-Unicamp 2023.

O Manual do Ingresso 2023 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.

Calendário Vestibular Unicamp 2023

Inscrições e pagamento da Taxa de Inscrição1/8 a 2/9/2022 (pagamento até 9/9)
Provas de Habilidades Específicas – Música19 a 30/9/20221
1ª fase6/11/2022
Divulgação dos aprovados para a 2ª fase3/12/2022
2ª fase11 e 12/12/2022
Provas de Habilidades Específicas4 a 6/1/2023
Divulgação da primeira chamada6/2/2023
Matrícula online da primeira chamada7, 8 e 9/2/2023

Read Previous

Teatro Oficina do Estudante tem programação para todos os públicos em agosto

Read Next

Mário Gatti abre concurso de fotos e histórias para celebrar Dia dos Pais

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *