Jornal de Campinas

Sinduscon-SP na Prática oferece cursos gratuitos com temas de engenharia civil e arquitetura

Cartaz de publicidade do SindusconNaPratica/Divulgação

A plataforma de cursos on-line SindusCon-SP Na Prática (sindusconspnapratica.com.br) -especialmente desenvolvida para aproximar as indústrias fabricantes de produtos para o setor da construção civil com as instituições de ensino – faculdades e universidades e os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura oferece cursos gratuitos com temas de engenharia civil e arquitetura.

A ferramenta digital gerou um canal de comunicação entre o SindusCon-SP, empresas, universidades e alunos, proporcionando aos acadêmicos uma complementaridade educacional, com a realização de horas de estágio, através de cursos gratuitos on-line com temas variados. Pela variedade dos temas abordados, a plataforma tem potencial de interesse para outros públicos. 

O coordenador do projeto SindusCon-SP Na Prática, Marcio Benvenutti, diretor da Regional Campinas da entidade, afirma que os números não param de crescer. “Estamos muito motivados com os primeiros resultados. A plataforma já conta com 18 empresas participantes, 25 cursos – entre produzidos e em processo de finalização, 600 alunos cadastrados e parcerias firmadas com as universidades Puccamp, Unisal, Unasp e Unimetrocamp”, explica.

Desenvolvido ao longo dos últimos três anos, o SindusCon-SP Na Prática contou com uma força-tarefa de colaboradores, que com o apoio da diretoria do SindusCon-SP, formatou o projeto, desde a definição dos temas abordados em cada curso, realizou contatos com as empresas, passando pela geração de conteúdo, roteirização, gravação, edição e finalização e disponibilização on-line até os contatos com as universidades para a formatação das parcerias. Assim resume o diretor Marcio Benvenutti, na apresentação da plataforma, projeto desenvolvido juntamente com o vice-presidente do SindusCon-SP, Moacir Benvenutti Netto. O engenheiro civil e professor de pós-graduação em Engenharia, Rodrigo Hamer, também atua na operacionalização técnica da plataforma e na produção dos cursos para os alunos.

Marcio Benvenutti, Diretor do Sinduscon Campinas/Roncon&Graça Com

Conteúdo Educacional

Marcio Benvenutti ressaltou a preocupação do SindusCon-SP em buscar temas de qualidade junto às empresas participantes e que gerem cursos com conteúdos, que contribuam efetivamente para a complementação educacional e aprimoramento técnico desses futuros profissionais. “Nesse sentido também destacamos a aproximação dos alunos com o SindusCon-SP, proporcionando que eles conheçam os diversos serviços prestados pelo sindicato às empresas”, acrescentou.

Os cursos disponibilizados na plataforma SindusCon-SP Na Prática oferecidos por empresas do setor abrangem temas variados, que além do interesse específico para o público universitário, também abrange a todos que de alguma forma queiram buscar mais conhecimento, especialmente prático, nas áreas de Construção Civil e Arquitetura. Temas de cursos já disponibilizados: como projetar edifícios com elevadores, lajes maciças e treliçadas, corte e dobra de aço, sistema de Drywall, o custo unitário básico (CUB) na construção civil, adesivos e selantes, aprovação de projetos em prefeituras, sistemas de impermeabilização para lajes, rejuntes, sistemas de paredes de concreto, argamassas colantes e o uso de perfis metálicos em fundações.

Evolução da Construção Civil

Moacir Benvenutti Netto afirmou que um dos objetivos dos cursos é gerar conhecimento e mostrar aos acadêmicos a evolução tecnológica da indústria da construção civil. As novidades que chegam ao mercado, desde as técnicas de fundação de uma obra até sistemas de acabamento. Esses são alguns dos temas que o SindusCon-SP Na Prática busca trazer para seus cursos. “Não é uma plataforma comercial. Buscamos temas relevantes junto às empresas, sempre relacionados ao segmento onde elas atuam, agregando a esses cursos on-line informação técnica de qualidade e conhecimento, contribuindo assim efetivamente para a formação da carreira dos alunos”, explicou Netto.

Como participar

O acesso aos cursos é gratuito e não é necessário ser aluno. Basta se cadastrar na plataforma SindusCon Na Prática. A maioria dos cursos tem carga horária máxima de uma hora, com acesso a duas videoaulas e E-Book. Acompanha um guia rápido para consulta sobre o curso.

No caso da participação dos alunos, a plataforma somente permite a realização da prova para obter o certificado, para quem fizer 70% do curso. Menos que isso, o sistema bloqueia e não permite a realização da prova, explicam os idealizadores da plataforma. O certificado tem um valor simbólico.

O SindusCon-SP Na Prática é importante para os acadêmicos de Construção Civil e de Arquitetura, ao aproximar empresas e universidades através dos cursos on-line e proporcionar maior conhecimento prático da profissão, através das ‘horas complementares’, definidas pelo MEC para os alunos, que podem ser até 30% da carga horária total.

Para uma renovação dos temas e permanente atualização técnica, os cursos on-line ficarão disponibilizados na plataforma somente pelo período de 24 meses.

Read Previous

Polo gastronômico do Galleria Shopping tem vários estilos para comemorar o Dia dos Pais

Read Next

Semana de Arte TRANSviada dialoga com 100 anos da Semana de Arte Moderna

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *