Bairro planejado com fácil acesso a região central de Campinas_Divulgação
Segundo levantamento do Creci-Regional Campinas, a procura por imóveis comerciais em locais afastados das áreas centrais e servidos por estruturas eficientes de transporte cresceu 20% na comparação com 2021
A opção por um estilo de vida com conforto e comodidades, em locais com fácil acesso às áreas centrais, fez com que a busca por bairros abertos planejados aumentasse nas grandes cidades paulistas no período de pandemia. Atualmente, com a inflação e os reajustes em alta, os loteamentos em locais fora do centro continuam sendo bastante atrativos para o consumidor que planeja sair do aluguel. Como efeito imediato, estes moradores têm feito expandir a procura por imóveis comerciais nos novos bairros. De acordo com o Creci-Regional Campinas, o crescimento de 20%, na comparação com 2021, tem sido impulsionado não apenas por comerciantes, como também prestadores de serviço e empreendedores interessados em estabelecer novos negócios.
Delegado do Creci-Regional Campinas, José Carlos Sioto destaca que da mesma forma que o consumidor, atraído pela qualidade de vida que os bairros abertos planejados oferecem, comerciantes, prestadores de serviço e outros profissionais buscam um reposicionamento para seus negócios. “Quem trabalha no comércio ou investe em um novo empreendimento está muito atento às necessidades e ao potencial de consumo desta população que se afastou do centro da cidade”, afirma.
Como proposta alinhada a esta tendência, o Bela Aliança Bairro & Parque, em Campinas (SP), considerado o empreendimento planejado horizontal aberto mais completo do Brasil, conta com 1.715 lotes residenciais de utilização mista e 128 lotes exclusivamente residenciais. Às margens da Avenida John Boyd Dunlop, uma das vias mais movimentadas de Campinas, o empreendimento tem atraído não apenas moradores, mas também comerciantes e empreendedores.
Contando exclusivamente com o movimento do novo bairro, a estrutura prevista para comércio e serviços conta com cerca de 5.400 prováveis consumidores. Os compradores potenciais, que circulam diariamente pela John Boyd Dunlop passam de 40 mil pessoas.
De acordo com Júnior Cabrino, sócio-presidente da Montana Urbanismo, que junto com a Montante Urbanismo está à frente do Bela Aliança, a procura por lotes comerciais no empreendimento registrou um aumento de 30% no comparativo com o ano passado. “Tanto o comércio quanto os serviços veem uma grande oportunidade para atender estes novos moradores”, observa.
No conceito de bairro aberto planejado, na Região do Campo Grande, a mais populosa de Campinas, a infraestrutura do Bela Aliança para negócios, com 128 lotes exclusivamente comerciais, já tem confirmados o funcionamento de hipermercado, atacarejo, escola, hospital, dois malls, um restaurante japonês e empório, além de dezenas de empreendimentos nas áreas de comércio.
O bairro planejado tem demarcado no planejamento da área lotes a partir de 250m2 para pequenos negócios, como café, pizzaria delivery, floricultura, lavanderia, frutaria, salão de beleza, mecânica, entre outros.
Franquias de academias, minimercados, escola de idiomas, bancos e demais empreendimentos de médio porte também têm áreas contempladas a partir de 1.846m2, de acordo com a logística do bairro.
Também os negócios de grande porte, a exemplo de hipermercado, atacarejo, loja de departamentos, hortifruti, têm seus lotes definidos no projeto. A maior área conta com 16.480m2.
Segundo o executivo, a escolha por um lugar planejado é vantajosa para o empreendedor. “Ele passa a contar com mais estrutura e segurança para montar ou levar um negócio para o bairro. Este movimento é benéfico não apenas para o morador do bairro, mas também para os consumidores do entorno”, finaliza Júnior Cabrino.
Serviço:
Bela Aliança Bairro & Parque
Av. John Boyd Dunlop, 4.700 (próximo ao Shopping Parque das Bandeiras)-Campinas-S.P.
(19) 2042-2000