Jornal de Campinas

Alimentação dos brasileiros no inverno

Cesta de frutas/Divulgação

No inverno, é possível sentir um aumento na sensação de fome, tendo em vista que nosso corpo gasta mais energia para se manter aquecido, acelerando assim o nosso metabolismo, que acaba necessitando de uma maior quantidade de calorias. Por isso, é comum um aumento da vontade de consumir alimentos mais gordurosos e calóricos e diante disso, é preciso se atentar para não exceder o consumo de calorias, para não ocorrer um ganho de peso. É fundamental que a alimentação se mantenha balanceada nessa época do ano, onde as pessoas ficam propensas a infecções respiratórias, como gripes e resfriados.

“Muitas pessoas diminuem a ingestão de frutas, verduras e legumes nessa época, o que não é um hábito aconselhável, tendo em vista que esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais e água, contribuindo para uma boa imunidade e funcionalidade do nosso organismo. Opte por preparar esses alimentos nas suas refeições cozidos, assados, refogados ou em sopas. Não se esqueça de manter uma boa ingestão hídrica, para evitar ressecamento de mucosas e aumento de doenças respiratórias”, afirma a coordenadora nutricional da NPV – Nutrientes Para a Vida, Bianca Naves.

Bianca reforça ainda a importância do uso de fertilizantes na produção desses alimentos para que eles sejam ainda mais saudáveis. “Lembramos que o uso de insumos como o fertilizante, é o que garante a saúde das plantas e por consequência a nossa”.

Ainda segundo Valter Casarin, coordenador geral e científico na NPV, quanto melhor o estado nutricional de uma planta, seus frutos, legumes e folhas estarão mais preparados para suportar os problemas advindos do frio, como é o caso da queima de folhas. “A adubação correta irá contribuir para que a planta possa se proteger do frio e fornecer o alimento com suas características físicas preservadas, sem injúrias, e sobretudo com as qualidades nutricionais nos níveis desejados”, completa.

Algumas dicas da nutricionista são: varie nas sopas, uma sopa composta por verduras, proteínas, legumes e temperos naturais te fornece os nutrientes necessários e te mantém aquecido; além disso, consuma gorduras boas nas pequenas refeições, como uma maneira de fornecer mais calorias ao corpo. As oleaginosas (como amendoim, castanhas e amêndoas) são ricas em nutrientes e ainda ajudam no controle dos níveis do colesterol. Elas são bem práticas e podem servir como snacks saudáveis.

 

Read Previous

Clube da Esquina faz concerto popular com a Sinfônica de Campinas neste domingo, 16 de julho

Read Next

Orquestra Conservatório Carlos Gomes se apresenta na Catedral em comemoração ao aniversário de Campinas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *