Jornal de Campinas

Projeto propõe redução de jornada para servidores de Campinas que têm dependentes com deficiência

Palácio dos Jequitibás_Prefeitura de Campinas/Divulgação PMC

Inicialmente, medida beneficiará mais de 320 servidores. A maioria é responsável pelos cuidados com os filhos

A Prefeitura de Campinas encaminhou para a Câmara Municipal o projeto que prevê a redução da jornada de servidores que têm dependentes com deficiência. A medida vai beneficiar, inicialmente, 326 profissionais que atuam na Administração Municipal, sendo a maioria da Educação (139) e da Saúde (66).

A iniciativa propõe reduzir em 16% a jornada de quem se enquadrar na legislação. Por exemplo, quem hoje trabalha 40 horas semanais poderá ter uma jornada de 33 horas e 20 minutos, ou seja, terá mais 6h40 durante a semana para cuidar do dependente (veja abaixo como ficam as outras jornadas). 

 Projeto

Para ter direito ao benefício, o servidor terá que se enquadrar nos critérios da lei, quando essa for aprovada. Entre as regras, o projeto estabelece que o período de redução da carga horária deverá ser utilizado exclusivamente para os cuidados com o dependente que tenha alguma deficiência. Podem ser considerados dependentes o cônjuge, os filhos, pais e irmãos.

No caso de haver dois ou mais servidores responsáveis por uma pessoa com deficiência, apenas um terá direito à redução da jornada. 

O benefício só será concedido após análise de uma comissão técnica específica, criada para este fim e de acordo com os critérios que serão estabelecidos no decreto regulamentador. 

De acordo com a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, a jornada especial para esses servidores está em estudos desde 2021 e agora, segue para a Câmara já com o recente reconhecimento do direito pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

“O Supremo reconheceu e agora assegura o direito da redução de jornada, mas cabe aos municípios fazer a regulamentação. Quando houve esse reconhecimento do STF, o nosso projeto já estava praticamente pronto, com regras claras de quem pode se beneficiar”, diz. 

Ainda segundo a secretária, o projeto foi construído levando em consideração o direito do servidor de cuidar do seu dependente e também a continuidade dos serviços prestados à população. 

“Campinas está sendo mais flexível que outros municípios, inclusive está estendendo o benefício para quem já tem jornada especial. Com relação ao atendimento, temos reforçado as equipes com novas admissões e também estamos com cinco concursos em andamento. É um projeto que pode ser aprimorado a qualquer momento”, completa. 

Ainda não há data definida para a votação do projeto na Câmara. O projeto foi encaminhado ao Legislativo, neste 14 de agosto de 2023, e sua apreciação depende do cronograma da Casa.

Como fica a jornada para quem tem dependentes com deficiência

40 horas semanais – 33 horas e 20 minutos

36 horas semanais – 30 horas

32 horas semanais – 26 horas e 40 minutos

30 horas semanais – 25 horas

27 horas semanais – 16 horas e 40 minutos

12 horas semanais – 10 horas

Read Previous

Papais não pagam ingresso no Patati Patatá Circo Show em Campinas, no domingo, 13 de agosto

Read Next

Ciesp defende cumprimento de decisões do STF sobre as questões trabalhistas