Casa dos Sentidos/Foto: Bruno Covello_Divulgação
Exposição interativa, aberta gratuitamente à visitação no Campinas Shopping, busca conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Campinas Shopping abriga a exposição interativa Casa dos Sentidos. Aberto gratuitamente à visitação, o projeto artístico e arquitetônico tem a proposta de conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nas dependências da Casa dos Sentidos, com sala de jantar, cozinha, quarto e banheiro, ambientes que permitem aguçar tato, audição, visão, olfato e paladar, o cérebro é o espaço central da exposição. A instalação, segundo os organizadores, busca traduzir sentimentos e vivências de crianças e adolescentes com TEA, utilizando a casa como símbolo para representar essas impressões. “Para nós é um privilégio sediar este projeto que tem tanto a contribuir para sensibilizar a população sobre o TEA e reforçar a necessidade de inclusão social por meio da arte”, afirma Thaís Sperancini U. Gomez, gerente de Marketing do Campinas Shopping.
Para desenvolver a exposição interativa Casa dos Sentidos, a Montenegro Produções, responsável pela concepção do projeto, realizou um extenso processo de pesquisa a partir de vivências com crianças autistas. A primeira etapa teve o acompanhamento de profissionais formados em psicologia, pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Contou também com o apoio da Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e do The Muotri Lab, da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos, que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.
Na segunda etapa, a Casa dos Sentidos buscou parcerias entre artistas e arquitetos no desenvolvimento da experiência imersiva. “Como mais uma parte deste projeto, a arte é o elo no campo expressivo que aproxima os sentidos e a inclusão”, destaca a pesquisadora Jocian Machado Bueno.
Dentro dos espaços
O conceito de casa na exposição interativa que o Campinas Shopping sedia na Praça de Eventos simboliza um lugar seguro e receptivo. Cada dependência, na proposta dos artistas, designers e arquitetos que participam da construção dos espaços, proporciona vivências sensoriais.
No projeto, o Cérebro é o cômodo central. O espaço é assinado pela artista convidada Daniélle Carazzai e pelo arquiteto Givago Ferentz, que criaram uma estrutura com dados de pesquisa e referenciais sobre diagnóstico autista. Este ambiente acolhedor e educativo é a “porta de entrada” para que os visitantes compreendam parte do universo autista de forma lúdico-didática, por meio de interações que combinam dados científicos e brincadeiras.
O Banheiro tem a assinatura de Aline Provensi, artista, psicóloga e autista. “Este cômodo, para mim, sempre foi motivo de desconforto sensorial, apesar de ter todo o potencial de ser um local de conforto e lúdico”, conta. “Tenho muita dificuldade em tomar banho, escovar os dentes e tudo o que envolve estas tarefas básicas. Mas eu amo água e então decidi focar neste elemento”, explica Aline.
A artista Bruna Alcantara é responsável pela criação da Sala de Jantar, que traz conceitos como memória afetiva. Bruno Romã assina a Cozinha, que propõe ao visitante uma interação sensorial. O Quarto é concebido por Marcella Callado, que resgata o universo infantil dos sonhos.
“Nesta programação gratuita, voltada a toda a família, o Campinas Shopping quer oferecer uma experiência lúdica e ao mesmo tempo transformadora ao visitante”, destaca Thaís Gomez.
Serviço:
CASA DOS SENTIDOS
Praça de Eventos do Campinas Shopping
De até 23/02/2024
Segunda a sábado, das 10h às 20h
Domingos e feriados, das 12h às 20h
Entrada grátis
Campinas Shopping
Jacy Teixeira de Camargo, 940 – Jardim do Lago, Campinas (SP)