Rede será conexão entre os laboratórios da região e do estado/Foto_Crédito: Carlos Bassan
A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SGDP) e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15) formalizarão no dia 17 de outubro, quinta-feira, a criação da Rede Paulista de Laboratórios de Inovação (Rede InovaLab SP) – uma rede estadual de laboratórios de inovação no setor público – para troca de experiências e de informações. Na ocasião, será realizada a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Campinas e o TRT 15, às 8h30, na sede administrativa do tribunal, localizada na rua Doutor Quirino, 1080, Centro, em Campinas.
O evento também marcará a inauguração da nova sede do Laboratório de Inovação do TRT 15, o Co.Labora 15. A Secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine, será uma das palestrantes da inauguração (veja a lista completa dos palestrantes abaixo).
Para participar da inauguração, basta fazer a inscrição gratuita por meio do link https://www.even3.com.br/
Rede InovaLab SP
O GentiLAB, Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas da Prefeitura de Campinas, ligado à SGDP, está participando da articulação de criação da Rede InovaLab SP.
A Rede abrangerá órgãos e entidades dos três poderes da Administração Pública do Estado de São Paulo nos âmbitos federal, estadual e municipal, por meio de mecanismos de cooperação e da implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo, visando o fortalecimento, a ampliação e o aprimoramento da cooperação técnica entre os laboratórios participantes.
De acordo com Victor Lobo, do GentiLab, o Termo de Cooperação Técnica foi desenvolvido pelo GentiLAB em parceria com os demais laboratórios, de maneira cooperativa, por meio de reuniões online. “Os demais participantes se juntarão à Rede com a celebração de um Termo de Adesão”, disse ele.
Para Lobo, a criação da Rede é importante para promover o intercâmbio de experiências e informações entre os laboratórios da região e do estado. Além disso, também serão desenvolvidas ações conjuntas para estimular a inovação e gerar valor para a Administração Pública.
Entre as atividades planejadas para a Rede estão a promoção de estudos e ações conjuntas para a solução de desafios e problemas de interesse comum aos órgãos participantes, que envolvam a aplicação ou o desenvolvimento de práticas inovadoras no âmbito do setor público.
Palestras do evento:
. Transformação Digital no Judiciário, com o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Bandeira de Mello Filho;
. Gestão Pública Inovadora, com Eliane Jocelaine Pereira, da Prefeitura de Campinas;
. Pangea Gab: Inovação nas Decisões Judiciais, com o Juiz do TRT-4 Rodrigo Trindade;
. O Papel das Soft Skills na Justiça, com o Juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, João Valério de Moura Júnior;
. Tecnologias Sociais e Impacto, com a pesquisadora Carolina Jansen.
Laboratórios que demonstraram interesse em participar da Rede, até o momento:
. Co.Labora 15, Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região;
. CriaSP, Laboratório de Inovação da Escola de Governo do Estado de São Paulo;
. ESAP-Lab, Laboratório de Criatividade e Inovação no Setor Público da Prefeitura de Guarulhos;
. Francolabs, Laboratório de Projetos e Inovação de Franco da Rocha;
. GaroaLab, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo;
. GentiLAB, Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas da Prefeitura de Campinas;
. iJuspLab, Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo;
. iLabTRF3, Laboratório de Inovação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região;
. Inov@TJSP, Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo;
. Lab11, Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo;
. LABORA, Laboratório de Governo e Políticas Públicas de Osasco;
. LIGA, Laboratório de Inovação em Governo Aberto de Mogi das Cruzes;
. SampaLab, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo.