Fios de energia elétrica e de telecomunicação/Divulgação
Debate sobre prevenção de acidentes elétricos será com representantes das empresas de energia elétrica e de telecomunicações
Na terça-feira (19/11), às 10 horas, o Ministério Público do Trabalho realizará em Campinas o workshop “Segurança compartilhada em busca da qualidade da rede e das atividades de trabalho”, voltado à prevenção de acidentes de trabalho por choque elétrico. O evento acontece no auditório do edifício-sede do MPT em Campinas, na Rua Pedro Anderson, 91, bairro Taquaral.
A iniciativa busca fomentar a discussão sobre a qualidade dos setores de telecomunicações e distribuição elétrica, com foco na qualidade da rede, da formação dos trabalhadores e processos de trabalho.
Foram convidados a participar representantes de concessionárias de energia elétrica (CPFL, ENEL, EDP Energiza, Bandeirantes e Elektro) e das maiores empresas de telecomunicações (Telefônica/Vivo, Claro, Tim e NET), além de entidades como sindicatos patronais e profissionais, CREA-SP, Abracopel, ABNT, Cerests, ARSESP, ABRAMET e Vigilância Estadual.
O debate será conduzido pela procuradora Ana Farias Hirano. Ela preside um procedimento promocional que atua de forma difusa em todo o interior de São Paulo, buscando regularizar as questões de saúde e segurança nos segmentos de interesse e, assim, reduzir os acidentes de trabalho por choque elétrico. Serão feitas exposições por integrantes do Ministério do Trabalho e Emprego e da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL.
Números do setor
Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), em 2023, o Brasil registrou 781 mortes por acidentes elétricos. Foram registradas 674 mortes por choques elétricos em 986 acidentes; 67 fatalidades em 963 incêndios de origem elétrica; e 40 mortes por descargas atmosféricas em 140 acidentes.
Serviço:
Workshop “Segurança compartilhada em busca da qualidade da rede e das atividades de trabalho”
Auditório do MPT em Campinas – Rua Pedro Anderson, 91 – Taquaral
Das 10h às 12h30
Participantes: empresas, sindicatos, entidades do setor e órgãos públicos