Jornal de Campinas

10º edição da Mostra Jazz Campinas acontece de 30 de novembro a 8 de dezembro

Campinas Jazz Big-Band/Foto: Dalton Chun

Em edição comemorativa, festival de jazz traz este ano 30 atrações culturais; serão 22 shows, 130 músicos envolvidos, 4 DJ’s de jazz e vertentes, oficinas gratuitas, exibição de filme na praça, feiras de discos, economia criativa e gastronomia

 

A Mostra Jazz Campinas, tradicional festival de jazz e parte do calendário cultural da cidade, chega em 2024 em sua 10ª edição. De 30 de novembro a 8 de dezembro, serão 9 dias seguidos com 30 atrações culturais, sendo 22 shows (13 gratuitos e 5 com contribuição opcional), 130 músicos envolvidos, 4 DJ’s de jazz e vertentes, 2 workshop’s (oficinas) de música gratuitos, 1 exibição de filme na praça, 3 feiras de discos, arte, moda, gastronomia e cerveja artesanal. Na abertura da Mostra, no sábado, dia 30, a praça Durval Pattaro, em Barão Geraldo, terá atrações durante o dia todo, a partir das 11h. A programação completa pode ser acessada pelo site: https://mostrajazzcampinas.art.br/programacao/

 

 

Mostra Jazz Festival 2024/Divulgação

 

Sobre a Mostra Jazz Campinas

A Mostra Jazz Campinas, realizada anualmente desde 2015,  é um grande encontro de artistas do cenário instrumental da cidade de Campinas e região aberto ao público, produzido pela Zumbido Cultural e este ano com apoio do Vereador Gustavo Petta, Secretaria de Cultura e Turismo – Prefeitura Municipal de Campinas e SindiPetro-SP.

O evento é realizado fomentando a arte, a cultura e a vontade de ver os cantos da cidade recheados de uma música que está fora do circuito comercial. Assim como nas edições anteriores, a Mostra segue em busca da ampliação dos horizontes, possibilitando o encontro da sociedade com o jazz e suas vertentes, difundindo a arte, e demonstrando na prática que o jazz está aí para quem quiser conhecê-lo e por ele se interessar. As apresentações são abertas ao público.

 

Breve histórico da Mostra Jazz Campinas

A cada ano a Mostra acontece graças aos recursos que consegue alcançar com parceiros e apoiadores ou lei de incentivo à cultura, o que define também o tamanho da edição. De 2015 a 2019 a Mostra foi realizada presencialmente tomando praças, ruas, teatros, bares e casas de show da cidade, realizada sem verba contando com pequenos apoios e parcerias. E quando um evento acontece sem verba, este está longe do seu ideal, já que equipe e músicos que trabalham em espaços públicos não são remunerados por seu trabalho. Em 2020 e 2021 foi realizada de maneira remota com transmissões online, a edição de 2021 contou pela primeira vez com verba de lei de incentivo, com o Proac – Lei Aldir Blanc, podendo desta maneira remunerar os 58 artistas e 23 profissionais da equipe que trabalharam na edição. Em 2022 contou com correalização da Prefeitura Municipal de Campinas, voltando ao formato presencial. Ano passado e este ano contando novamente com verba reduzida comparada a 2021 e 2022, mas ainda assim sendo realizada dentro de suas limitações.

 

Serviço:

10ª Mostra Jazz Campinas com atrações musicais e eventos por toda a cidade
De 30 de novembro a 08 de dezembro de 2024

Read Previous

Diversidade e inclusão são temaa de atividades culturais no HC da Unicamp

Read Next

Projeto A Arte de Bordar em Indaiatuba forma e aprimora bordadeiras