Arte de Bordar_Oficina de Bordado idealizada por Fernanda Nadal/Foto: Fabiana Ribeiro
Por onde passa, o projeto A Arte de Bordar: Oficina de Bordados causa impacto positivo e desperta o desejo de continuidade entre suas alunas. Tanto que, a cada edição, as inscrições geram listas de espera. Nesta semana, 50 mulheres de Indaiatuba participaram do curso profissionalizante de bordado em pedrarias, oferecido gratuitamente e ministrado por Fernanda Nadal, uma referência no segmento.
Para a idealizadora do projeto, o bordado vai além da capacitação profissional, oferecendo uma nova perspectiva de renda e funcionando como um elo de conexão entre mulheres. “Muitas participantes criam laços de apoio, tanto profissional quanto pessoal. Durante os cursos, sempre nos deparamos com histórias de vida desafiadoras, e o projeto acaba sendo um incentivo para recomeços e para o aprimoramento do trabalho. Nas últimas semanas, passamos por Campinas e agora por Indaiatuba, conhecendo mulheres incríveis, capazes de transformar o bordado em profissão e reescrever suas histórias”, destaca Fernanda Nadal.
A iniciativa ofereceu, pela segunda vez, cursos gratuitos e, em Indaiatuba esta edição ocorreu no Espaço Criarte, capacitando 43 mulheres. A edição contou com turmas de nível iniciante e avançado, abordando técnicas tradicionais e modernas. Além disso, o projeto ajudou a desenvolver habilidades como criatividade, paciência e atenção aos detalhes.
Bordando novas histórias
Rosania Peres, aposentada com longa experiência em artes manuais participou do curso para aprender novas técnicas. “Eu nunca tinha aprendido a técnica dos pontos e do acabamento. Está sendo muito útil para os meus trabalhos”, conta.
Já a professora aposentada Claussimara Vitorino encontrou no curso uma forma de lidar com o luto. “Perdi meu marido em maio deste ano, e o aprendizado e as conversas têm me dado vontade de sair de casa novamente. Este projeto vai muito além do bordado; ele nos inspira a seguir em frente”, relata.
Alessandra de Paula Souza, assistente social da Unidade de Acolhimento Casa de Passagem Atos 4, acompanhou um grupo de mulheres da instituição durante o curso. “O objetivo é que elas possam ser reinseridas na sociedade e aprendam um novo ofício que as ajude a reescrever suas histórias. Tem sido uma experiência muito enriquecedora”, destaca Alessandra.
Já Tatiane Ferreira, que participou da primeira edição, voltou para aprofundar seus conhecimentos. “Trabalho com corte, costura e modelagem, e aproveitei essa oportunidade para reciclar meus conhecimentos com bordado. A pedraria é maravilhosa, e estou aprendendo técnicas incríveis para unir bordado e costura”, afirma.
Desde sua criação em 2019, o A Arte de Bordar pelo Brasil já formou centenas de mulheres.
Uma Plataforma para conexões no bordado
Para apoiar o desenvolvimento profissional das alunas, o projeto lançou a Plataforma digital Bordadeiras do Brasil, que conecta empresas e bordadeiras capacitadas. A seleção das participantes ocorre ao final dos cursos, considerando comprometimento, capricho nos pontos e criatividade nas obras. “A Plataforma é uma vitrine para o talento das alunas, criando oportunidades reais no mercado de trabalho”, explica Fernanda Nadal.
Quem é Fernanda Nadal?
Fernanda Nadal é designer de bordados em pedrarias, professora, empresária e escritora na área da moda. Com pós-graduação em Moda e Cultura pela UEL e MBA pela USP, ela estudou na prestigiada École Lesage, em Paris. Durante 20 anos, gerenciou um ateliê de bordados exclusivos.