Jornal de Campinas

Região de Campinas registra 34.486 contratações no mês de dezembro, segundo Caged

Região de Campinas tem aumento de empregos/ Foto: Divulgação (Agência Brasília)

Em todo o país, foram registradas 81.412 contratações temporárias no período; 60.114 no estado de São Paulo


O mercado de trabalho na região de Campinas registrou 34.486 admissões em dezembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). De acordo com o levantamento, durante esse período, houve 49.389 desligamentos.

 

O levantamento revela que 18.420 homens e 16.066 mulheres foram contratados no período analisado. Entre os novos contratados, 68,55% possuíam ensino médio completo e a faixa etária com maior participação nas contratações foi a de 18 a 24 anos, representando 27,30% dos admitidos.

 

Comércio a foi o setor que mais gerou oportunidades no período, com 9.412 admissões, o equivalente a 27,29% do total. O desempenho reflete o impacto das contratações sazonais de fim de ano, comuns no segmento.

 

Entre as cidades que mais contrataram, Campinas liderou com 15.235 admissões, seguida por Indaiatuba, com 2.794, e Americana, com 2.209. As cidades  que lideraram no número de desligamentos: Campinas com 19.734 demissões, Indaiatuba e Americana, respectivamente, 4.209 e 3.294 desligamentos.

 

Trabalho Temporário registra crescimento em 2024 

 

Segundo os dados do CAGED, apenas no mês de dezembro foram registradas 81.412 contratações temporárias em todo o Brasil, sendo 60.114 no estado de São Paulo.

 

O setor de serviços foi o grande destaque, sendo responsável por 80.673 admissões, principalmente nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.

 

“Os dados mostram que o modelo segue como uma alternativa estratégica para empresas que precisam reforçar suas equipes sem comprometer sua estrutura permanente. O trabalho temporário continua a se consolidar como uma ferramenta essencial para o dinamismo do mercado de trabalho brasileiro, garantindo flexibilidade para empresas e oportunidades para trabalhadores em busca de recolocação ou experiência profissional”, Camila Rodrigues, executiva regional da Employer Recursos Humanos.

 

De janeiro a dezembro de 2024, foram registrados um total de 2,4 milhões de contratos firmados  na modalidade, de acordo com a ASSERTTEM (Associação Brasileira do Trabalho Temporário). Esse número representa um crescimento de 7,13% em relação a 2023, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, marcado por inflação elevada, juros altos e a volatilidade do dólar.

 

Municípios

 

Os municípios da região são: Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

 

Direitos do Trabalhador Temporário   

 

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

 

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Read Previous

Aeroportos Brasil Viracopos recebe classificação “A” em auditoria da ANAC

Read Next

Monja Coen e Gustavo Arns estarão no Iguatemi Campinas dia 11 de fevereiro