Jornal de Campinas

Aeroporto de Viracopos registra alta de 12,66% de passageiros no 1º bimestre de 2025

 

Terminal também teve o segundo melhor fevereiro da história, com 926.351 passageiros ante 853.771 do mesmo mês de 2024

Aeroporto de Viracopos é de suma importância para a economia da região
Aeroporto de Viracopos, em Campinas (Foto: Fernanda Sunega)

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou alta de 12,66% na movimentação de passageiros no primeiro bimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano passado. Embarcaram ou desembarcaram pelo terminal 2.042.974 de pessoas ante 1.813.380 dos primeiros dois meses de 2024.

Depois de encerrar 2024 com recorde de passageiros em dezembro, Viracopos iniciou 2025 com duas altas seguidas, sendo de 16,3% na movimentação de passageiros em janeiro e mais 8,5% de crescimento em fevereiro.

Viracopos também teve o segundo melhor fevereiro da história do aeroporto. Foram 926.351 passageiros ante 853.771 do mesmo mês de 2024, resultando na alta de 8,5%. O melhor fevereiro foi registrado em 2023, com 979.108 embarques e desembarques.

Com isso, os dados registrados em janeiro e em fevereiro de 2025 confirmam a tendência de crescimento registrada ao longo de 2024, que foi o ano em que o aeroporto teve a segunda melhor marca da história, com 12,4 milhões de passageiros, ficando atrás apenas do ano de 2023, com 12,5 milhões.

Com esse crescimento registrado nos últimos dois anos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o complexo aeroportuário, tem o objetivo de atrair novas rotas nacionais e internacionais em 2025 e, assim, superar a marca dos 13 milhões de passageiros.

Em 2011, antes do início da concessão, o aeroporto recebeu 7,6 milhões de passageiros. No ano seguinte, já sob a administração da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o movimento saltou para 8,9 milhões.

 

Passageiros Internacionais

 

Viracopos também registrou alta de 39,95% na movimentação de passageiros em embarques e desembarques internacionais no primeiro bimestre de 2025. Foram 175.185 passageiros em voos para o exterior nos dois primeiros meses do ano ante 125.180 no mesmo período do ano passado.

Se considerado apenas o mês de fevereiro, a alta de passageiros internacionais foi de 45,09%, com 78.485 pessoas embarcando ou desembarcando pelo terminal internacional de Viracopos

.

Atualmente, o terminal opera voos para Fort Lauderdale (EUA), Orlando (EUA), Lisboa (POR), Assunção (PA) e Paris (FRA), além dos destinos sazonais Bariloche (ARG) e Mendoza (ARG). Todos os destinos são operados pela Azul Linhas Aéreas.

Novos voos internacionais

 

Viracopos ganhará novas operações internacionais com a expansão da Azul, que passará a oferecer voos diretos para Madri, Porto e Montevidéu a partir de junho deste ano.

Os voos diretos para Madri terão início em junho de 2025, durante a temporada de verão europeu. Inicialmente, serão cinco frequências semanais operadas com aeronaves Airbus A330 Neo, com capacidade para 298 passageiros, sendo 34 assentos na classe executiva.

Além disso, a Azul anunciou novas operações para Porto, em Portugal, e Montevidéu, no Uruguai. A rota para Porto também terá início em junho, com três voos semanais operados pelo Airbus A330 Neo com capacidade para 298 clientes, sendo 34 assentos na classe executiva.

Já os voos para Montevidéu começarão em julho, com cinco frequências semanais realizadas em aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros.

Routes Americas 2025

 

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está negociando a implantação de novas rotas nacionais e internacionais, tanto de passageiros quanto de cargas para 2025. Com esse objetivo, Viracopos participou, nos dias 10, 11 e 12/02, da Routes Americas 2025, maior feira de aviação civil de passageiros do continente, que aconteceu em Nassau e Paradise Island, nas Bahamas.

Durante o evento, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos apresentou um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas e parcerias. A Routes Americas 2025 reuniu centenas de organizações, dentre as quais 85 companhias aéreas, 170 aeroportos, 40 autoridades de turismo e 40 partners da indústria da aviação e de turismo.

Além de apresentar um pacote especial de incentivos para conquistar novas rotas, a concessionária de Viracopos divulgou aos clientes os resultados de estudos específicos relacionados ao desenvolvimento de novos negócios no aeroporto e elaborados por uma empresa internacional de consultoria especializada em aviação.

Read Previous

Produtor inova no mercado com potes lacrados de plantas orgânicas para pets

Read Next

Fim de semana tem stand-ups no Teatro Oficina do Estudante