
Prédio mais alto de Campinas, o Sirius Patriani tem 43 andares e vista panorâmica no rooftop
Sirius Patriani_Prédio/Foto: Lázara Paes Leme
Campinas entra em uma nova fase do mercado imobiliário com a conclusão do Sirius Patriani, prédio mais alto de Campinas, entregue pronto agora em agosto de 2025. Com 43 andares, 122 metros de altura e localização na área central da cidade, o empreendimento combina inovação, sustentabilidade e qualidade de vida, ainda trazendo um sky view 360°, considerado um marco arquitetônico e um exemplo de empreendimentos verticais modernos e disponíveis em áreas centrais.
Localizado na Avenida Aquidabã, 280, Centro, região que já abriga redes hoteleiras e de fácil saída para rodovias e ao Aeroporto Internacional de Viracopos, o Sirius Patriani vai além da altura ao incorporar soluções tecnológicas e sustentáveis que dialogam com a identidade de Campinas como polo de ciência e tecnologia. O nome do prédio, inclusive, é uma homenagem ao Sirius, o acelerador de partículas de Campinas, símbolo de inovação nacional.

O empreendimento teve investimento de R$ 95 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV) e conta com 368 apartamentos, 43 andares, sendo 4 pisos de garagem, um de lazer, 7 andares de apartamentos e o rooftop, com a vista 360°. A área de lazer no topo do edifício tem salão de festas e espaço gourmet para reunir amigos e familiares com conforto e praticidade, enquanto contemplam a paisagem de Campinas.


Os apartamentos do contam com distribuição dos espaços planejados para um melhor aproveitamento, tendo cozinha, sala de estar, varanda gourmet, suíte e closet, além de um depósito home box no estacionamento, aumentando o espaço de armazenamento do morador.
Por andar, o prédio tem 10 unidades, organização que otimiza eficiência na distribuição de espaço na torre. A infraestrutura de lazer segue o conceito de resort urbano, com salão de beleza, sala de jogos, espaço kids, uma piscina aberta, outra piscina aquecida, beach arena, pista de corrida, academias e até casas de campo para reunir amigos e familiare em confraternizações.
Sustentabilidade
No topo do empreendimento tem ainda uma fazenda solar que ajuda na geração de energia, que pode impactar em até 50% de economia para a conta de energia das áreas comuns do prédio. Além disso, o Sirius conta com elevadores regenerativos, que geram até 50% de energia, impactando também em economia na taxa de condomínio.
O projeto ainda inclui sistemas de reuso de água da chuva e automação inteligente, o que reforça o compromisso do Grupo Patriani com a construção sustentável. “Investir em inovação sustentável é também homenagear Campinas, berço de tecnologia como o acelerador de partículas Sirius, que inspirou o nome do prédio”, explica Bruno Patriani, presidente da construtora.
A trajetória da Construtora Patriani desde sua criação, em 2012, já soma mais de 70 empreendimentos comercializados em suas 13 praças de atuação. Desse montante, a cidade de Campinas ganha destaque, sendo a segunda sede da companhia, com nove prédios entregues e sete prédios em obras, no momento.