Jornal de Campinas

Lançamento de livro que da voz às mulheres vítimas da violência acontece na terça, 19

Capa do livro Precisamos Falar Sobre Relacionamentos Abusivos – VERDADE divulgacao

Capa do livro “Precisamos Falar Sobre Relacionamentos Abusivos – VERDADE”/divulgação

No mês do Agosto Lilás, dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a escritora, roteirista e comunicadora Adriana Chebabi lança o livro sobre relacionamentos abusivos, intitulado “Precisamos Falar Sobre Relacionamentos Abusivos – VERDADE”.  O lançamento será no dia 19 de agosto, terça-feira, das 17h30 às 21h, na Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”, em Campinas, com entrada gratuita.

 

Os dados são alarmantes: o Brasil registrou 1.492 feminicídios em 2024 — o maior número desde que o crime foi tipificado. A cada dia, quatro mulheres são assassinadas por conta de sua condição de gênero. Casos de estupro também bateram recorde: foram mais de 87 mil em 2024, sendo que quase 77% das vítimas tinham até 14 anos. A violência física atinge 16,9% das brasileiras; a psicológica, 31,4%. E, apesar dos dados, a subnotificação ainda é grande. Por meio da Editora Belas Urbanas, produtora de conteúdo que completa 10 anos em 2025 e se dedica à criação de narrativas que promovem equidade de gênero por meio de livros, vídeos, podcasts e eventos, Adriana Chebabi utiliza sua equipe para contar histórias que contribuam para conscientizar e aculturar o mundo corporativo. O livro “Precisamos Falar Sobre Relacionamentos Abusivos –VERDADE”, que ela lança no dia 19 de agosto, das 17h30 às 21h, na Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”, em Campinas, é um dos resultados desse trabalho e o segundo do gênero. O lançamento será marcado por uma roda de conversa com a autora, sessão de autógrafos e uma apresentação de esquete teatral da CPA, de Edigar Contar, inspirada nas histórias contidas na obra.

 

Histórias reais

 

O livro reúne relatos anônimos, alguns escritos pelas próprias mulheres, outros por Adriana com base em entrevistas confidenciais, sempre com autorização das protagonistas. São textos entremeados por fragmentos de diálogos e reflexões que expõem como a violência pode estar escondida em gestos, frases e contextos sociais muitas vezes naturalizados. Parte das histórias desta nova edição nasceu nas oficinas realizadas no CEAMO (Centro de Referência e Apoio à Mulher de Campinas), entre novembro e dezembro de 2024. Foram quatro encontros em que as participantes puderam escrever, relatar ou simplesmente desabafar histórias que carregam na memória e no coração. Algumas escreveram seus dramas. Outras entregaram, em palavras, relatos de violências físicas, psicológicas, sexuais — inclusive dentro de casa, muitas vezes desde a infância. No final do livro, a autora/organizadora informa sobre as leis, os canais para denúncias e as redes de apoio. Além do livro impresso, o projeto conta com um audiolivro e uma versão em braile, ambos disponíveis na Biblioteca Municipal de Campinas. E, como ação de impacto, 80 exemplares serão doados a instituições, coletivos e profissionais que atuam na rede de proteção a mulheres em situação de violência.

 

Adriana Chebabi Divulgacao
Adriana Chebabi/Divulgação

Sobre a autora

Adriana Chebabi é uma artista da escuta e da palavra. Vive em Campinas (SP), onde desenvolve projetos que unem arte, propósito e reflexão. Atuou por anos no mercado publicitário e, hoje, se dedica a contar histórias que importam – como as que já compõem livros, filmes e palestras sobre temas urgentes e muitas vezes silenciados. É também uma das coautoras e organizadora do primeiro livro colaborativo sobre relacionamentos abusivos, projeto que a levou a palestras, entrevistas e ao encontro de outras vozes que ainda precisam ser ouvidas. Acredita que a escrita pode ser abrigo, denúncia e recomeço.

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO

Lançamento do livro “Precisamos Falar Sobre Relacionamentos Abusivos – VERDADE”
19 de agosto (terça-feira)
Das 17h30 às 21h
Biblioteca Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink” – Av. Benjamin Constant, 1633 – Centro, Campinas/SP
Roda de conversa, sessão de autógrafos e apresentação teatral com direção de Edigar Contar
Entrada gratuita

Read Previous

Quinzena Gastronômica do Iguatemi Campinas garante cortesia no estacionamento

Read Next

Principais entidades de Campinas se unem para criar associação de governança colaborativa