Jornal de Campinas

4ª edição do ‘Festival da Lua’ chega ao Centro de Convivência dias 27 e 28 de setembro

festival da lua campinas 2025 divulgacao 1

Festival da Lua Campinas tem programação gratuita_Divulgação


Festival da Lua integra a programação da 9ª edição da CPFL Intercâmbio Brasil-China.  A programação é gratuita e foco em sustentabilidade e COP-30

 

Festival da Lua Campinas 2025 Divulgacao
Festival da Lua Campinas-2025/Divulgação

 

No fim de semana de 27 e 28 de setembro de 2025, o Centro de Convivência Cultural de Campinas será palco da 4ª edição do Festival da Lua, um dos mais tradicionais eventos da cultura chinesa, que celebra a união, a gratidão e a abundância das colheitas. Neste ano, o festival ocorre das 9h às 17h e ganha um novo olhar ao dialogar com os desafios globais da atualidade, trazendo como tema “Sustentabilidade e COP-30”. Totalmente gratuito e aberto a todas as idades, o festival reúne apresentações culturais, oficinas, vivências e ativações interativas, promovendo um intercâmbio entre as tradições milenares da China e as reflexões contemporâneas sobre o futuro do planeta.

 

O Festival da Lua 2025 promove a cooperação entre as culturas chinesa e brasileira, com apoio do Instituto CPFL, State Grid e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, com patrocínio da CPFL Energia e realização da Shaolin Chan Cultural e Cultura SP.

 

O evento integra a programação da 9ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, que reúne diversas atividades apoiadas pelo Instituto CPFL, como a Exposição China Milenar: Lendas Mitos e Festivais (em cartaz até 08/11 no Instituto), e o lançamento do livro Quando uma jacaré encontra um panda. A programação completa pode ser conferida no site do instituto, clicando aqui. “O Festival da Lua representa um momento de grande relevância na programação da 9ª edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China, ao aproximar o público da riqueza da cultura chinesa e, simultaneamente, fomentar um espaço de diálogo sobre temas de importância global”, ressalta a head do Instituto CPFL, Daniela Ortolani Pagotto.

 

Programação do Festival da Lua

As atividades do Festival da Lua estarão distribuídas por diferentes espaços do Centro de Convivência, em horários variados, valorizando a diversidade artística e a participação do público:

  • Entrada externa: exibições vibrantes da Dança do Leão e da Dança do Dragão, símbolos tradicionais de prosperidade e boa sorte.
  • Palco (saguão verde): apresentações musicais, performances de C-Pop, Dança do Leque, circo e brincadeiras poéticas, criando uma atmosfera de celebração multicultural.
  • Oficinas: atividades manuais e culturais como nó chinês, origami, padronagem chinesa, máscaras e chá chinês, cada uma com duração de 60 minutos.
  • Espaço infantil: oficinas criativas de brinquedos recicláveis e atividades de arte e diversão, unindo aprendizado e consciência ambiental.
  • Vivências e ativações: experiências imersivas como a Árvore das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), um simulador de asa delta, exposição tátil e pintura de rosto.

 

 

Um festival milenar com olhar para o futuro

 

Na tradição chinesa, o Festival da Lua é uma das festas mais importantes, celebrado durante a lua cheia do oitavo mês lunar. Além de ser um momento de encontro familiar, o festival também convida à contemplação da natureza e à reflexão sobre o equilíbrio da vida em comunidade – valores que se conectam diretamente à urgência da pauta ambiental.

 

A China, que ao longo da história desenvolveu uma profunda relação com a terra e os ciclos naturais, hoje também desempenha papel central nas discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade global. Neste contexto, o Festival da Lua em Campinas propõe uma ponte entre cultura, consciência ambiental e ação coletiva, em sintonia com os debates da COP-30, que será realizada na capital paraense em novembro.

Read Previous

SP adota medidas para preservar níveis dos reservatórios de água

Read Next

Pesquisas destacam relação entre saúde bucal e Alzheimer