Defensoria Pública de SP registra aumento nos atendimentos /_Pixbay
Foram 25.191 atendimentos (recesso anterior: 11.297); assistente virtual de atendimento da Defensoria Pública auxiliou na demanda
A Defensoria Pública do Estado de São Paulo registrou aumento de 123% no volume de atendimentos realizados durante o plantão do Recesso Forense 2025/2026. Entre 20 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026, a Instituição realizou 25.191 atendimentos, número mais que duas vezes superior ao do recesso anterior (11.297 no período 20/12/2024 a 06/01/2025).
Um dos destaques do período foi a ampliação do acesso por canais digitais. Pela Júlia, assistente virtual de atendimento da Defensoria, lançada em novembro de 2025, chegaram 12.055 demandas, praticamente metade de todo o volume registrado no recesso. No recesso anterior, esse número havia sido de 572, o que evidencia a consolidação do atendimento digital e a facilidade de acesso com um canal disponível 24 horas por dia.
Para a Dra. Luciana Jordão, Defensora Pública-Geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, os números do recesso mostram que tecnologia, quando aliada à atuação humana, amplia direitos e aproxima ainda mais a Defensoria de quem mais precisa. “Mesmo durante o recesso forense, a Defensoria Pública de São Paulo manteve seu compromisso com o acesso à justiça. Seguimos atuando para garantir que a população não ficasse desassistida, especialmente em
Para dar conta da demanda, a Defensoria atuou com um esquema especial de plantão, mobilizando 1.194 profissionais, entre defensoras(es) e servidoras(es), responsáveis pelo acolhimento e encaminhamento das solicitações urgentes em todo o estado.
Além dos atendimentos, o balanço do plantão inclui a atuação processual e em audiências: ao longo do período, foram realizadas 6.346 audiências judiciais e protocoladas 7.596 petições.
Como funciona o atendimento no plantão
O plantão do Recesso Forense é voltado a casos urgentes, como situações de risco à vida, risco à saúde ou perda imediata de direitos. A Defensoria reforça que a assistente virtual Júlia segue disponível no portal institucional para orientar, encaminhar pedidos urgentes e realizar agendamentos para atendimento regular quando o caso não se enquadrar como urgência.
