Jornal de Campinas

2026 é considerado estratégico para obtenção da cidadania europeia

Especialista orienta como obter o passaporte europeu Freepik

Especialista orienta como obter o passaporte europeu/Freepik

Itamaraty mostra crescimento de quase 30% de brasileiros na Europa; especialista em Direito Internacional destaca relevância do cidadania europeia/passaporte europeu

 

A Europa é um dos principais destinos entre os brasileiros que buscam melhores oportunidades de emprego, salários atrativos e qualidade de vida. Dados recentes divulgados pelo Itamaraty indicam que, entre 2020 e 2023, o número de brasileiros em solo europeu cresceu quase 30%, saltando de 1,3 milhão para 1,6 milhão.

 

A ida para o exterior, em busca de novas experiências, requer planejamento, estratégia e, sobretudo, a legalidade como ponto de partida. Para desfrutar dos benefícios de um cidadão europeu, a dupla nacionalidade se faz necessária. O advogado Fábio Alex Gioppo, especialista em Direito Internacional e cidadanias europeias e CEO da Gioppo & Conti, destaca como iniciar o planejamento para dar entrada no passaporte europeu.

 

“Ano novo, planos novos. 2026 tende a ser um momento estratégico para dar início ao processo de reconhecimento da cidadania europeia. O primeiro passo é reunir a família e resgatar a história dos antepassados. Em linhas gerais, o processo exige a organização de documentos fundamentais, como certidões de nascimento e casamento, além da comprovação da linha de descendência. Dessa forma, é importante contar com uma orientação especializada, garantindo segurança para um processo eficiente ”, explica Gioppo.

 

O reconhecimento da cidadania europeia permite a conexão com descendentes e com a ancestralidade, fortalece os laços e vínculos e garante a continuidade familiar. Contudo, os brasileiros que permanecem no exterior sem o passaporte europeu, com exceção dos turistas que possuem um prazo legal de 90 dias, enfrentam graves consequências, como dificuldade de trabalhar legalmente, instabilidade imigratória, multas e até deportação.

 

O especialista analisa o cenário da cidadania europeia em 2025 e prevê maior maturidade institucional e jurídica.

 

Sobre A Gioppo e Conti 

Gioppo & Conti é um escritório de referência no processo de reconhecimento de cidadania europeia, que auxilia seus clientes na obtenção da cidadania italiana, portuguesa e espanhola.  Mais informações em www.gioppoeconti.com.br e nas redes sociais Instagram e Youtube@gioppoeconti.

 

Read Previous

Defensoria Pública de SP registra crescimento de 123% durante o recesso

Read Next

Vacinação e novo rastreamento podem mudar câncer de colo do útero no Brasil