Capa do álbum “TIREOIDE” de Renan Inquérito/Ilustração por Du Dominici e Designer por Pepê Ferreira
Do diagnóstico aos palcos, o rapper Renan Inquérito leva sua história de sobrevivência a um espetáculo intimista “Tireoide”, no dia 16 de maio, no Centro de Convivência Cultural de Campinas
“Tireoide” é o décimo disco de Renan Inquérito, e o mais próximo do peito. Depois de mais de 25 anos rimando, escrevendo e educando através da palavra, o artista vira o microfone pra dentro e transforma a descoberta, a vivência e a cura do câncer de tireoide em música, álbum, e agora, em show. No dia 16 de maio, é vez de Campinas receber o espetáculo gratuito, mas com retirada de ingressos através do link do sympla.
O show nasce como uma travessia: íntima, crua, poética. No palco, Renan costura rap, voz e silêncio para contar a história de quem encarou a própria finitude e voltou com mais vida, mais verdade e mais verbo. “TIREOIDE” não é só um álbum, é um convite pra sentir de perto. Um território íntimo onde a palavra baixa o tom, a respiração vira parte da cena e cada pessoa encontra seu próprio jeito de acompanhar essa emocionante travessia. Ali, a cura ganha voz: simples, íntima e verdadeira.
“Que ironia, foi bem aqui, onde nasce a palavra, que a vida tentou me calar. Mas não conseguiu. Eu sou a metamorfose. E a minha voz tem asas”.

A força do álbum reside em sua honestidade brutal. O repertório de onze faixas apresenta momentos de extrema vulnerabilidade, como a faixa dedicada à sua filha, “Elis Não Sabe Nada”, onde o artista tenta explicar a complexidade da doença em uma conversa lúdica, mas dolorosamente real. Por outro lado, o disco também mostra o momento em que o câncer deixa de ser protagonista para se tornar coadjuvante. São faixas solares que exaltam a esperança e a certeza do amanhã, culminando em uma celebração da vitória — uma “Witória com W”, como o próprio artista define, para enfatizar um triunfo que vale por dois e que é inabalável.
A produção musical do projeto é assinada por Pop Black, que idealiza um álbum de rap clássico baseado na estética do boombap. A sonoridade combina samples e batidas tradicionais com instrumentos gravados de forma orgânica, resultando em uma identidade sonora autêntica e contemporânea. O trabalho conta ainda com participações especiais de Vih Mendes, Wesley Camilo, Dow Raíz e Lino Krizz.
Renan Inquérito seguiu uma jornada intensa de exames, tratamentos e cirurgias, o desfecho clínico foi a retirada total da glândula, conhecida por seu formato de borboleta. E hoje, está pronto para contar essa história ao vivo. Neste show, o público não vai sair como entrou.
Serviço:
Renan Inquérito no show de lançamento de “TIREOIDE” em São Paulo
Data: 16/05 (Sábado)
Horário: 19h30
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes” (Rua General Osório, s/nº, Cambuí – Campinas – SP )
Entrada gratuita com retirada de ingressos:
https://www.sympla.com.br/
