Cartum da exposição Basta de Feminicídio/DiIvulgação
Com 78 cartuns produzidos por desenhistas de todo o Brasil e consultoria pedagógica da psicopedagoga e escritora infantojuvenil Paula Furtado, a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) lança a exposição itinerante “Basta de Feminicídio”, que será inaugurada durante o próximo Salão Internacional de Humor de Piracicaba, na Câmara Municipal da cidade, em 8 de setembro, a partir das 9 horas. A proposta é utilizar a força dos cartuns para ampliar a conscientização sobre a violência contra a mulher e levar a mostra a escolas de diferentes regiões do país, estimulando a reflexão e o debate entre os jovens.

O feminicídio continua ocupando as manchetes dos jornais. Em pleno século XXI, os índices seguem aumentando, em vez de diminuírem. Diante dessa realidade, a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) quer mostrar que os desenhistas, por meio da criatividade e da sensibilidade presentes em seus cartuns e charges, podem contribuir para despertar a reflexão, especialmente entre os jovens, público fundamental para a construção de uma mudança cultural.
Para garantir o caráter educativo do projeto, a ACB convidou Paula Furtado para atuar como consultora da exposição, orientando a linguagem pedagógica dos trabalhos e contribuindo para que a mostra possa ser utilizada como instrumento de sensibilização e aprendizado em ambientes escolares. O material estará aberto para os educadores e professores no site da ACB, para ajudar na análise dentro da sala de aula após os alunos visitarem a exposição.
Após a estreia em Piracicaba, a exposição seguirá, em novembro, para a Universidade de Brasília (UnB), dando início à proposta de circulação por instituições de ensino e espaços culturais.
“A sutileza com que o cartunista aborda temas como a violência, as guerras e os problemas sociais é uma excelente ferramenta de sensibilização, com grande aceitação entre os jovens, e que utilizamos com frequência na Psicopedagogia. Essa campanha poderá servir como um importante recurso para educadores trabalharem o tema em sala de aula, favorecendo o diálogo e a reflexão”, afirma Paula Furtado, que atende crianças e famílias em seu consultório há vários anos.
O presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil, José Alberto Lovetro (JAL), reforça que os artistas têm uma grande contribuição para a história do país e que sempre colocaram temas sociais e educativos utilizando sua comunicação imediata, criativa e eficaz para a conscientização da população em geral. “Essa exposição é nossa contribuição para ajudar a acabar com a violência por onde ela começa – dentro de casa”, explica.
Sobre Paula Furtado
Paula é pedagoga, formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia (Facon-SP), Educação Especial, Arte de Contar Histórias e Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae e Leitura e Escrita, também pela PUC-SP. A profissional já atuou como assessora pedagógica em escolas públicas e particulares.
Paula Furtado atende crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, incluindo casos complexos envolvendo traumas e situações de vulnerabilidade emocional. Nesta área da educação, a pedagoga ministra cursos para formação de educadores nas instituições de ensino público e particular e realiza palestras para pais sobre a importância de contar histórias.
Autora de mais de 100 livros infantojuvenis e criadora de jogos pedagógicos inovadores, Paula também escreve para revistas especializadas em educação e infância. A especialista em educação exerceu a função de coordenadora e supervisora psicopedagógica em diversas publicações infantis (Contos de fadas, Lendas e Folclore) com Girassol Brasil e MSP Estúdios.
Serviço:
EXPO BASTA DE FEMINICÍDIO
Data/Temporada: De 9 de setembro até 1º de novembro de 2026
Horário: Comercial de segunda a sexta-feira
Local: Câmara Municipal de Piracicaba-SP
Endereço: Rua Alferes José Caetano, 834 – Centro – Piracicaba – SP
Entrada gratuita
