Jornal de Campinas

Artigo: O papel da indústria na história e no futuro de Campinas e região

Ciesp_Campinas_Lázara Paes Leme

Rafael Cervone*

José Henrique Toledo Corrêa**

O Ciesp Campinas, que comemora 74 anos no dia 16 de dezembro, tem contribuído de maneira significativa para o progresso local e dos outros 18 municípios sob sua jurisdição: Valinhos, Sumaré, Pedreira, Amparo, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Holambra, Jaguariúna, Paulínia, Hortolândia, Artur Nogueira, Santo Antônio da Posse, Estiva Gerbi, Conchal, Serra Negra, Lindóia e Águas de Lindóia. As cidades, segundo o Censo de 2022, somam 2,56 milhões de habitantes.

A indústria de transformação, cujo fomento recebe forte contribuição de nossa entidade, tem papel socioeconômico relevante para esse expressivo contingente populacional, mantendo 179.989 empregos diretos, 20,2% do total, de acordo com dados do IBGE referentes a setembro último. Trata-se de um dinâmico parque fabril, formado por 5.564 empresas, com destaque para os segmentos de produtos de metal, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos e gêneros alimentícios.

    Nosso setor, historicamente, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Campinas e sua Região Metropolitana, com PIB estimado em US$ 50 bilhões (somente o do município é de R$ 18,8 bilhões), o que representa 7,9% do paulista e 2,3% do nacional. Dentre as 500 maiores empresas do mundo, 50 têm filiais locais. Há, ainda, 18 estabelecimentos de Ensino Superior, incluindo a Unicamp, a que mais deposita patentes no Brasil. O avanço na área de ciência e tecnologia também se evidencia na presença de numerosas instituições referenciais.

Campinas detém o maior nível de conectividade do País, segundo a Anatel, com 692 mil celulares, tabletes e modens com acesso à banda larga. A Região Metropolitana é a segunda em acesso à internet. Sua infraestrutura de transportes é privilegiada, com o Aeroporto Internacional de Viracopos, as rodovias Anhanguera e Bandeirantes e rede ferroviária conectada ao Porto de Santos.

A força da indústria e dos associados do Ciesp Campinas está definitivamente marcada nessa jornada de progresso e no DNA da região.Nossa missão é representá-los, prestar-lhes serviços e contribuir para o bom ambiente de negócios. Exemplo disso é a recente reivindicação, em conjunto com outras entidades, ao prefeito do município, Dário Saadi, e ao presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Rossini, de que seja instituído um novo Refis local para a negociação de dívidas das empresas. Na crise da Covid-19 e no pós-pandemia, muitas tiveram acúmulo de dívidas, devido à queda abrupta e gigante da atividade comercial. Era preciso agir e foi o que fez a Diretoria Regional, numa iniciativa relevante para ajudar não somente o nosso setor, mas toda a cadeia produtiva, incluindo o comércio e os serviços, no sentido de que tenham fôlego para comprar e vender.

    É determinante estimular a economia da região, que é privilegiada e diferenciada em educação e tecnologia, com números expressivos, que atestam sua posição de destaque no cenário nacional. Por isso, é imensa sua capacidade de gerar novas oportunidades para as empresas, aproximando-as dos parques tecnológicos e de inovação, para que possam criar produtos e colocá-los no mercado. Esse é o futuro que vislumbramos e é dessa maneira que o Ciesp Campinas está atuando. Os associados participam ativamente da entidade, principalmente quando percebem que seu trabalho proporciona ganhos reais à indústria e contribui para o desenvolvimento de nosso estado e do Brasil.

José Henrique Toledo Correa e Rafael Cervone/Crédito: Roncon&Graça Com

Read Previous

Historiador gaúcho lança livro sobre os 200 anos da imigração alemã no Brasil

Read Next

Programa especial de fim de ano da RFTV traz as tendências positivas para 2024

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *