Jornal de Campinas

Borandá leva a história do samba para praça em Jaguariúna

Borandá tem repertório voltado à História do Samba_Divulgação

Num show todo dedicado ao samba, grupo Borandá apresenta repertório com clássicos do gênero do início do século 20 até os dias atuais

 

Borandá leva Projeto História do Samba a Jaguariúna_Divulgação

 

Desde os versos “Porque esse samba, Sinhô, Sinhô, é de arrepiar, Sinhô, Sinhô”, do samba Pelo Telefone, o primeiro gravado no Brasil, em 1916, a paixão por esse estilo de música foi traduzida por célebres compositores e declarada por diversas vozes em centenas de músicas nos mais de 100 anos de história. Amor, esperança, festas, cultura, crítica social e política são alguns dos temas do gênero musical, que é um dos símbolos mais conhecidos da diversidade cultural brasileira.

 

Para celebrar o samba, o músico Thiago Vieira, apaixonado e estudioso do gênero, desenvolveu o projeto “Borandá pela História do Samba” e elencou 32 músicas entre as mais emblemáticas para compor um repertório que será apresentado, no dia 22 de fevereiro, das 11h às 13h, na Praça Umbelina Bueno, no Centro de Jaguariúna. Canções de Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Clara Nunes, Adoniran Barbosa, Elza Soares, João Bosco, Aldir Blanc e muitos outros integram a lista e terão tradução por linguagem de Libras, durante as duas horas de show, em apresentação gratuita ao povo.

 

“O objetivo do “Borandá pela História do Samba” é ajudar a preservar esse gênero, considerado por muitos estudiosos do assunto como o símbolo maior que representa o jeito de ser brasileiro e, em especial, a resistência pós-colonial do povo negro e a possibilidade de reafirmar e valorizar sua história e suas contribuições para a sociedade”, afirma o idealizador do projeto.

 

Thiago, dono da voz e violão no grupo Borandá, que também tem Douglas Garzo na percussão e voz, convidou outros quatro músicos para a apresentação. Ronaldo Gomes, no cavaquinho e voz, Márcio Caparroz e Jorginho de Souza, na percussão e voz, e Tatiana Ubinha, na percussão. “Nosso repertório faz, literalmente, um passeio pela história do samba, desde seu nascimento no início do século 20 até os dias atuais. Queremos mostrar a diversidade e a beleza das composições de nossos grandes mestres”, afirma Thiago.

 

 

 

SERVIÇO

Borandá pela História do Samba – sambas desde os anos 1910 até os dias atuais (Cartola, Noel Rosa, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Clara Nunes, Adoniran Barbosa, Elza Soares, João Bosco, Aldir Blanc e outros)
Onde: Praça Umbelina Bueno – Jaguariúna – SP
Quando: 22 de fevereiro (sábado)
Horário: das 11h às 13h
Entrada gratuita

Read Previous

Iguatemi S.A. encerra 2024 com R$ 21,2 bilhões em vendas e EBITDA ajustado acima de R$ 1 bilhão

Read Next

Holambra divulga programação do Carnaflores 2025