
Café Filosófico_Out25_Divulgação
Ao longo de outubro, pensadores de diferentes áreas conduzirão reflexões sobre as exclusões que atravessam a vida contemporânea, em encontros no Café Filosófico CPFL Campinas.
Sustentada em exclusões, a civilização chega nesse princípio de século tendo de lidar com as consequências desta escolha: exaustão ambiental, social, humana, além do aumento das desigualdades e da guerra de narrativas. Com o objetivo de trazer à tona os eixos desse processo civilizatório, o Café Filosófico CPFL Campinas inicia, nesta quinta-feira (2), às 19h, o módulo “A sociedade da exclusão”, com curadoria da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé.
A palestra de abertura, “A exclusão da loucura”, será conduzida pelo psicólogo Eduardo Torre em encontro presencial no estúdio do Instituto CPFL, em Campinas, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Ele abordará as consequências sociais e históricas da exclusão da loucura, desde o modelo manicomial até os movimentos contemporâneos de reforma psiquiátrica, incluindo os debates atuais sobre medicalização, indústria farmacêutica e novas perspectivas de compreensão do sofrimento mental.

“A história da exclusão da loucura revela não apenas o modo como tratamos aqueles que sofrem, mas também o tipo de sociedade que construímos. Ao silenciar vozes e experiências que não cabem nos padrões de normalidade, perdemos a chance de aprender com a diversidade humana e de pensar formas mais solidárias e criativas de convivência”, alerta Torre.
O módulo segue ao longo de outubro com reflexões sobre outras formas de exclusão. No dia 9, a poeta, compositora e cantora Tatiana Nascimento apresenta “A exclusão do amor”, investigando quais amores foram historicamente negados e quem foi privado de vivê-los. Já no dia 16, “A exclusão dos corpos atípicos”, com a jornalista científica Sara Wagner York, discute as violências estruturais contra corpos dissidentes e aponta caminhos para a construção de futuros mais inclusivos. Em 23 de outubro, o psicólogo Yan Menezes Oliveira fala sobre “A exclusão dos afetos”, analisando os impactos de uma racionalidade excludente que reprime a diversidade das experiências afetivas.
Encerrando o ciclo, em 30/10, a própria curadora Viviane Mosé conduz a palestra “A exclusão da vida: o sofrimento, o tempo, o erro”, onde refletirá sobre a exclusão da própria experiência vital em nossa cultura, marcada pela negação do tempo, do sofrimento e da provisoriedade da existência.
Sobre o palestrante
Eduardo Torre é psicólogo, doutor em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ, professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (ISC/UFF), pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS/ENSP/FIOCRUZ) e membro fundador da ABRASME.
Encontros gratuitos
Os encontros do Café Filosófico CPFL Campinas são presenciais e gratuitos, com entrada por ordem de chegada, a partir das 18h. A classificação é de 14 anos e a transmissão online é realizada no canal do Café no YouTube. Após a exibição ao vivo, as palestras ficam disponíveis na íntegra no canal, podendo ser assistidas ou revisitadas a qualquer momento. Além disso, uma versão editada é exibida na TV Cultura, aos domingos, às 21h. Vale destacar que os episódios transmitidos pela TV não correspondem necessariamente às gravações feitas durante a semana.
Café para ouvir
Consolidado cada vez mais como um produto multiplataforma, com presença tanto no ambiente digital quanto na televisão, o programa agora também pode ser consumido em formato de áudio. O podcast do Café Filosófico CPFL Campinas, disponível no Spotify, revisita reflexões marcantes da trajetória do programa.
No episódio “A lógica da prateleira do amor: gênero e emoções”, disponível a partir desta segunda (29), a professora Valeska Zanello traz reflexões sobre como o sexismo presente em nossa sociedade impacta a constituição subjetiva e a saúde mental das mulheres.
Novos episódios serão lançados semanalmente até novembro de 2025.
O Café na TV
Além do encontro presencial no estúdio, transmitido ao vivo pelo YouTube às quintas-feiras, e da mais nova versão em podcast, o Café Filosófico CPFL Campinas conta com a inserção de uma versão editada na TV Cultura. Os episódios vão ao ar aos domingos, em novo horário, às 20h, com reprise na madrugada de terças para quarta, à meia noite.
Neste domingo (5), tem a estreia do módulo “Alimentação: corpo e saúde mental”, que discute como a busca por perfeição física e as pressões sociais afetam o bem-estar emocional. O episódio de abertura da série conta com a participação da psicóloga Camila Junqueira abordando “O comer transtornado”, um fenômeno marcado pela preocupação excessiva com alimentação e corpo, que pode evoluir para quadros de ansiedade e depressão.
Serviço
Café Filosófico CPFL Campinas, ao vivo, com Eduardo Torre, psicólogo
Quando: 2 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Instituto CPFL
Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP
Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h
- Participação online: canal do Café no YouTube
- Informações: institutocpfl.org.br
- Jornal de Campinas