Grande número de vacinados ajudou na redução de casos/Foto: Manoel de Brito/PMC
Gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto) e lactantes que trabalham na área da saúde podem fazer o agendamento para se vacinar contra a Covid-19 a partir desta terça-feira, às 16h, em Campinas. A inscrição deve ser feita preferencialmente pelo site https://vacina.campinas.sp.gov.br/, ou pelo telefone 160. São 300 vagas para esse público.
O atendimento será exclusivo no Centro de Imunização Noroeste (antigo prédio da NAED Noroeste) a partir de amanhã, quarta-feira, dia 5 de maio. O Naed fica na rua Augusta Parreira Belinteni, s/nº (em frente ao número 240), na Vila Castelo Branco.
A Secretaria de Saúde estuda a abertura de novas vagas, assim que possível. Como a vacinação para esse público foi permitida pelo Ministério da Saúde, não é necessário levar autorização do médico.
No grupo de trabalhadoras de saúde estão incluídas aquelas que têm graduação ou curso técnico na área e mulheres que trabalham no setor da saúde, mas não necessariamente têm uma formação no setor.
Podem atuar, por exemplo, em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias entre outros. A categoria de trabalhadoras de saúde inclui recepcionistas, trabalhadoras da limpeza, lavanderias e cozinheiras de serviços de saúde, balconistas de farmácias, drogarias, entre outras funções.
Comprovante
No dia marcado, é obrigatório apresentar o comprovante de agendamento impresso ou salvo como imagem no celular, cartão de pré-natal (caderneta da gestante) e documento oficial com foto. Para profissionais de saúde, aquelas que têm uma graduação ou curso técnico na área devem apresentar o Registro no Conselho de Classe e/ou outro comprovante de trabalho como profissional de saúde.
Já a categoria de trabalhadoras de saúde devem levar um comprovante de trabalho no setor. O documento a ser apresentado pode ser contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função), declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa com a ciência de que responde civil e criminalmente, caso haja prestação de informações não verdadeiras.
Também é obrigatório levar um comprovante de endereço em nome da pessoa a ser vacinada. São aceitas contas de água, energia elétrica, telefone, gás, serviços de internet, conta de banco, conta cartão de crédito, carnê de IPTU, cartão SUS, carta INSS, entre outros.
A orientação é chegar com no máximo dez minutos de antecedência para evitar aglomerações. De preferência, ir com roupa de manga curta e, se preciso, levar apenas um acompanhante.