Jornal de Campinas

Cineastas premiados promovem oficinas gratuitas em Campinas sobre cinema

Cineastas premiados_Divulgação

Helen Quintans e Flávio Carnielli, dois dos mais premiados cineastas da região de Campinas, promovem uma série de oficinas gratuitas de produção e roteiro de curtas-metragens. A primeira delas será sobre Roteiro, neste sábado, 13 de abril, às 15h, na Casa de Vidro do Lago do Café, em Campinas.

As outras serão ainda nesse mês, nos dias 17 e 24 de abril, na Prefeitura Municipal de Paulínia e no Centro de Cultura, Letras e Artes (CCLA), em Campinas.

As oficinas na Casa de Vidro e em Paulínia serão exclusivamente sobre roteiros cinematográficos. A do CCLA será sobre a produção cinematográfica em suas várias fases. Os dois cineastas têm experiência em elaboração de roteiro em diversos gêneros, como documentários, dramas, terror e ficção. A oficina de produção abordará, de forma introdutória, todos os processos de produção de um curta-metragem, desde a organização da pré-produção, passando pela captação até a finalização. Também a diretora Helen Quintans promoverá, ao longo das oficinas, um bate-papo sobre o papel da mulher no cinema.

Conheça os oficineiros

Helen Quintans é cineasta e atua em várias áreas no audiovisual. Seus trabalhos circulam em festivais nacionais e internacionais. Seu último trabalho como diretora, o curta “A Última Transmissão”, foi selecionado para os festivais Cine Ibiapina – CE, Cine Carpina – PB e Visões Periféricas RJ. Dirigiu o documentário “O Entalhe do Sertão – A Arte de J.Borges”, que circulou em diversos festivais nacionais, MIS-SP e Sesc. Atualmente, finalizou o curta “A Lenda dos Cavaleiros da Água” e está produzindo o documentário “Os Frutos do Mandacaru”, que investiga os pilares da arte e cultura nordestinas passadas de geração a geração . Como diretora de fotografia e arte, recebeu prêmios no Festival Caruaru – PB, Curta Caicó – RN e MorceGO Vermelho – GO pelo curta “Antônia”, que está disponível na plataforma Itaú Cultural Play, Box Brazil Play, canal Prime Box Brazil e Claro TV.

Mestre em História pela Unicamp, Flávio Carnielli se tornou um dos mais reconhecidos e premiados roteiristas e diretores de cinema independente do interior de São Paulo. Desde 2008, escreveu, produziu e dirigiu oito curtas-metragens, um documentário e três longas, entre eles os premiados curtas “Eternidade” (licenciado pelo Proac-SP), “Boneca” (finalista do BUT Film Festival) e “Sugar Dead” (vencedor do prêmio de melhor maquiagem no Morce-GO Vermelho), que estão na plataforma Box Brazil Play.

Seu curta “Antônia” (2020) recebeu 16 prêmios, entre eles melhor curta nacional nos festivais Crash e Boca do Inferno, melhor direção, melhor fotografia e desenho de som no Morce-GO Vermelho, direção de arte no Curta Caicó e melhor fotografia no Festival de Caruaru, além de ter feito parte da seleção do Kinoforum. “Antônia” é parte do catálogo do Itaú Cultural Play, do Box Brazil Play e do canal Prime Box Brazil.

Em 2021, lançou o longa-metragem “Fórmula Selvagem” (licenciado pelo Proac-SP), que fez a sua estreia internacional no BAFICI (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires) e também foi exibido no festival Weekend Horror, da Alemanha, além de ter escrito, produzido e editado o curta “A Última Transmissão”, de Helen Quintans, que fez a sua estreia no Festival Visões Periféricas. Atualmente, Flávio Carnielli trabalha na finalização do longa-metragem de terror infanto-juvenil “Vicente na Cidade Fantasma” e dos curtas-metragens “Sugar Dead 2: a Baby teve um baby!” e “Eu Ainda Existo” (Lei Paulo Gustavo 2023).

Serviço

Curso de roteiro
Data: 13 de abril (sábado)
Horário: 15h
Local: Casa de Vidro – Museu da Cidade
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145, Parque Taquaral, Campinas
Inscrições pelo e-mail museudacidade@campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 3733-7556

Curso de roteiro
Data: 17 de abril (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sala Carlos Tontoli, na Prefeitura Municipal de Paulínia
Endereço: Av. Prefeito José Lozano Araújo, 1551, Parque Brasil 500, Paulínia
Inscrições e informações pelo e-mail flaviocarnielli@gmail.com

Curso de Produção de curta-metragem
Data: 24 de abril (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Centro de Cultura, Letras e Artes (CCLA) de Campinas
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 989, Centro, Campinas
Inscrições pelo e-mail: ccla@ccla.org.br

Read Previous

Projeto “Dona Alcolina Água e Sabão” fez suas apresentações em Campinas e Holambra

Read Next

Dia mundial da doença de Chagas: apenas 10% dos infectados recebem diagnóstico na América Latina