Rafael Cervone, presidente do Ciesp, cumprimenta Luciano Micheletto, diretor titular do NJE/ Foto: Vitor Leite_Ciesp
Empresas líderes em Experiência do Consumidor têm um Retorno de Investimento (ROI) mais alto, alcançando a marca de até 307,3% em relação ao volume de vendas. O dado é da pesquisa da HAV WPP e foi citado pela CEO da empresa Market Data, Fábia Juliasz, durante o 8º Congresso Estadual de Empreendedorismo realizado pelo Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) nesta última segunda (11). O congresso, que foi presencial e aconteceu em São Paulo, recebeu cerca de 170 lideranças empresariais.
Durante a apresentação “Empreendedorismo Data-Driven: O Poder dos Dados na Tomada de Decisão de Negócios”, a CEO explicou que 40% dos consumidores valorizam mais a promessa da marca, enquanto a maioria, 60%, priorizam o “customer experience” ou experiência do cliente. Fábia chamou a atenção para a importância de as empresas conhecerem o consumidor, especialmente por meio de pesquisas. Ela destacou que hoje, entre a população mais jovem, por exemplo, há uma tendência de consumo aos produtos sustentáveis, com pegada positiva de carbono.
Ela explicou ainda que até pouco tempo atrás, as empresas conheciam melhor o consumidor pelo contato presencial e por telefone. Mas que com a digitalização em massa durante a pandemia, o “balcão de atendimento” passou a ser os sites, aplicativos ou as conversas pelo WhatsApp. “As empresas bem sucedidas são aquelas que conhecem o seu consumidor ou que fazem um investimento para conhecer o consumidor e a sua jornada de consumo porque em cada fase da vida, o consumidor demanda um tipo de produto”, afirmou Fábia.
Na mesma linha, pela manhã, o presidente do Ciesp, Rafael Cervone, fez a palestra de abertura do evento na qual falou sobre as Macrotendências Mundiais até 2040. Um dos temas abordados por ele foi justamente o olhar atento ao perfil do consumidor. Segundo Rafael, a customização e a interação online consumidor/empresa são tendências no mundo todo hoje. Ele também chamou a atenção para o crescimento do e-commerce, com uma mudança disruptiva no comportamento do consumidor impulsionada pela pandemia de covid-19, além do uso do metaverso, do compartilhamento de dados pessoais e da valorização da diversidade e representatividade.
Por fim, Cervone destacou os novos modelos de negócio inspirados nas gerações Millenial e Z, que trazem novos formatos como o do consumo colaborativo. “Em vez de comprar um produto para possuí-lo individualmente, as pessoas estão cada vez mais dispostas a compartilhar bens e serviços. A valorização do ’usar’ ao invés do ‘ter’ nos traz novos modelos de negócio”, disse Cervone.